Avançar para o conteúdo principal

Os Grandes Portugueses


Quem é o maior português de sempre?

É supostamente para responder a esta pergunta que surgiu um novo programa na RTP, Os Grandes Portugueses, que deseja eleger o português que mais influenciou as nossas vidas. Maria Elisa será a apresentadora ou pelo menos é ela quem dá a cara pela campanha publicitária que já se espalhou pelo país. Este programa teve origem num similar produzido pela BBC.

Na Internet já existe uma página com a lista de portugueses que lutam pela disputa do prémio de "melhor"! Podemos acrescentar mais uns nomes, ou votar naqueles que já fazem parte da lista. Estranhamente e á primeira vista um nome ressalta: António de Oliveira Salazar. Fiquei sem entender a razão de tal inclusão. Tal como também Cavaco Silva está incluído... e comento o que sempre digo relativamente a este senhor: Que memória curta que os portugueses tem! Até o Durão Barroso lá está a sorrir para nós, decerto contente por todos os seus "planos" terem dado certo muito à custa da inércia da grande generalidade dos portugueses. Começo a aceitar a futura inclusão do ex-primeiro-ministro, Santana Lopes e do Presidente (há longas décadas) do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim. Mais dia menos dia, eles aparecem! É caso para dizer que também devia ser feito um program denominado: "Os piores Portugueses de Sempre!"

No entanto também eu quis escolher alguém, mas estou cheia de dúvidas: Álvaro Cunhal (não, não sou comunista, mas acho que não é preciso sê-lo para se admirar este Senhor), Ana de Castro Osório (ou não fosse mulher...!), Aristides de Sousa Mendes (pela humanidade), Catarina Eufémia (pela coragem!), Luís Figo (por ser o melhor de sempre..) e Salgueiro Maia( pela coragem, garra, perseverança e liberdade que nos proporcionou). Fiquei 15 minutos a olhar para estes nomes, e apesar de estar muito em dúvida e de considerar que vou votar em mais do que um nome, o meu eleito é Salgueiro Maia, um pouco por culpa da influência do meu pai. Mas a verdade é que ele foi um grande Senhor e merece este título! Não descurando dos outros, e não esquecendo aquilo que foram e ainda são: um verdadeiro exemplo de coragem, verdade, liberdade e força!

Sobretudo aplaudo esta iniciativa pois parece-me importante para mim, e ainda mais importante para os portugueses mais novos do que eu, conhecer todas estas personalidades que construiram, cada um à sua maneira, o meu país! Conhecer os seus feitos, a razão por serem tão aclamados, e também para nos mostrar, sobretudo em momentos de pessimismo nacional, que já houve pessoas que sempre acreditaram e que lutaram pelo que desejavam, mesmo que a morte tenha sido a consequência de tal valentia. Até 31 de Outubro está aberta a nomeação, ou seja, quem achar que a lista está incompleta (porque está!) pode mandar sms, telefonar ou simplesmente aceder ao site oficial de "Os Grandes Portugueses" e nomear a personalidade que mais contribuiu para a grandeza de Portugal. Numa segunda fase, irão ser selecionados 10 portugueses, e finalmente numa terceira fase, numa Gala Final e após um debate, os portugueses irão eleger o melhor de entre os 10 candidatos.

Comentários

Anónimo disse…
É triste como algumas pessoas teem uma mentalidade tão tacanha. Ora então o Salazar não foi uma grande figura de Portugal?

Álvaro Cunhal pode estar, mas salazar não....que coisa triste. Nós só não virámos uma ditadura comunista/marxistaou o raio que o parta (em que o Cunhal seria o próximo ditador), porque tb houve homens com tomates que no 25 de Novembro impediram tal situação....

Vá,não tentes escamotear a história

E que mal tem Cavaco de lá estar? Os melhores governos pós 25 de abril não foram os dele?

Ou seja, português bom é aquele de esquerda, de direita,uuuuuuuuuii foge!!

E depois aínda falam de extrema direita... e extrema esquerda não é igualmente ignóbil, aliás qualquer extremo?

Não sei que raio de jornalista irás ser se continuares com essas ideias tão deturpadas e tão extremadas.
Mooncry disse…
Em primeiro lugar, ainda bem que também és um dos portugueses com TOMATES e resolveste dizer isto e ficar escondido num "anónimo" qualquer. Pelos vistos tornaste-te igual ao Cunhal, pelo teu ponto de vista!

Em segundo lugar vivemos num país democrático e por isso tenho a liberdade de gostar de quem me apetecer e de não gostar do Cavaco, do Santana ou do Jardim. E não me parece que vá ser melhor ou pior jornalista por isso...!

Em terceiro lugar eu nunca disse que queria que o Cunhal fosse para Presidente, certo? Não sou comunista, mas isso não invalida que não goste do Cunhal pela pessoa que foi. Devias procurar saber algo mais sobre as pessoas e nao apenas sobre os políticos!

Na minha opinião, o Salazar foi uma grande figura de Portugal, tal como o Cavaco, o Santana ou o Jardim. A grande diferença é que deviam, NA MINHA OPINIÃO, encabeçar um programa denominado de "Os Piores Portugueses de Sempre". Mas ainda bem que pensas de outra forma, significa que ainda vivemos num país onde há liberdade para se pensar e para surgirem ideias diferentes!

Para a próxima assina! Se tinhas problemas em assinar e dizer que não vou ser uma boa jornalista por pensar desta forma, é porque não me conheces... sempre preferi a sinceridade e a verdade!

Bom fim de semana!
Mooncry disse…
Ah, outra coisa! Os governos de Cavaco não foram os melhores não... se lesses este blog desde o inicio irias perceber porque digo isto! Agora é que ele está muito simpático e muito amiguinho das criancinhas...
E não sou nem nunca fui de extrema-esquerda, nem extrema-direita! Acho que ainda nem me decidi de que lado estou, mas ha pessoas das quais não gosto e não me parece que alguém me possa julgar por isso!

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans