Avançar para o conteúdo principal

Os Grandes Portugueses


Quem é o maior português de sempre?

É supostamente para responder a esta pergunta que surgiu um novo programa na RTP, Os Grandes Portugueses, que deseja eleger o português que mais influenciou as nossas vidas. Maria Elisa será a apresentadora ou pelo menos é ela quem dá a cara pela campanha publicitária que já se espalhou pelo país. Este programa teve origem num similar produzido pela BBC.

Na Internet já existe uma página com a lista de portugueses que lutam pela disputa do prémio de "melhor"! Podemos acrescentar mais uns nomes, ou votar naqueles que já fazem parte da lista. Estranhamente e á primeira vista um nome ressalta: António de Oliveira Salazar. Fiquei sem entender a razão de tal inclusão. Tal como também Cavaco Silva está incluído... e comento o que sempre digo relativamente a este senhor: Que memória curta que os portugueses tem! Até o Durão Barroso lá está a sorrir para nós, decerto contente por todos os seus "planos" terem dado certo muito à custa da inércia da grande generalidade dos portugueses. Começo a aceitar a futura inclusão do ex-primeiro-ministro, Santana Lopes e do Presidente (há longas décadas) do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim. Mais dia menos dia, eles aparecem! É caso para dizer que também devia ser feito um program denominado: "Os piores Portugueses de Sempre!"

No entanto também eu quis escolher alguém, mas estou cheia de dúvidas: Álvaro Cunhal (não, não sou comunista, mas acho que não é preciso sê-lo para se admirar este Senhor), Ana de Castro Osório (ou não fosse mulher...!), Aristides de Sousa Mendes (pela humanidade), Catarina Eufémia (pela coragem!), Luís Figo (por ser o melhor de sempre..) e Salgueiro Maia( pela coragem, garra, perseverança e liberdade que nos proporcionou). Fiquei 15 minutos a olhar para estes nomes, e apesar de estar muito em dúvida e de considerar que vou votar em mais do que um nome, o meu eleito é Salgueiro Maia, um pouco por culpa da influência do meu pai. Mas a verdade é que ele foi um grande Senhor e merece este título! Não descurando dos outros, e não esquecendo aquilo que foram e ainda são: um verdadeiro exemplo de coragem, verdade, liberdade e força!

Sobretudo aplaudo esta iniciativa pois parece-me importante para mim, e ainda mais importante para os portugueses mais novos do que eu, conhecer todas estas personalidades que construiram, cada um à sua maneira, o meu país! Conhecer os seus feitos, a razão por serem tão aclamados, e também para nos mostrar, sobretudo em momentos de pessimismo nacional, que já houve pessoas que sempre acreditaram e que lutaram pelo que desejavam, mesmo que a morte tenha sido a consequência de tal valentia. Até 31 de Outubro está aberta a nomeação, ou seja, quem achar que a lista está incompleta (porque está!) pode mandar sms, telefonar ou simplesmente aceder ao site oficial de "Os Grandes Portugueses" e nomear a personalidade que mais contribuiu para a grandeza de Portugal. Numa segunda fase, irão ser selecionados 10 portugueses, e finalmente numa terceira fase, numa Gala Final e após um debate, os portugueses irão eleger o melhor de entre os 10 candidatos.

Comentários

Anónimo disse…
É triste como algumas pessoas teem uma mentalidade tão tacanha. Ora então o Salazar não foi uma grande figura de Portugal?

Álvaro Cunhal pode estar, mas salazar não....que coisa triste. Nós só não virámos uma ditadura comunista/marxistaou o raio que o parta (em que o Cunhal seria o próximo ditador), porque tb houve homens com tomates que no 25 de Novembro impediram tal situação....

Vá,não tentes escamotear a história

E que mal tem Cavaco de lá estar? Os melhores governos pós 25 de abril não foram os dele?

Ou seja, português bom é aquele de esquerda, de direita,uuuuuuuuuii foge!!

E depois aínda falam de extrema direita... e extrema esquerda não é igualmente ignóbil, aliás qualquer extremo?

Não sei que raio de jornalista irás ser se continuares com essas ideias tão deturpadas e tão extremadas.
Mooncry disse…
Em primeiro lugar, ainda bem que também és um dos portugueses com TOMATES e resolveste dizer isto e ficar escondido num "anónimo" qualquer. Pelos vistos tornaste-te igual ao Cunhal, pelo teu ponto de vista!

Em segundo lugar vivemos num país democrático e por isso tenho a liberdade de gostar de quem me apetecer e de não gostar do Cavaco, do Santana ou do Jardim. E não me parece que vá ser melhor ou pior jornalista por isso...!

Em terceiro lugar eu nunca disse que queria que o Cunhal fosse para Presidente, certo? Não sou comunista, mas isso não invalida que não goste do Cunhal pela pessoa que foi. Devias procurar saber algo mais sobre as pessoas e nao apenas sobre os políticos!

Na minha opinião, o Salazar foi uma grande figura de Portugal, tal como o Cavaco, o Santana ou o Jardim. A grande diferença é que deviam, NA MINHA OPINIÃO, encabeçar um programa denominado de "Os Piores Portugueses de Sempre". Mas ainda bem que pensas de outra forma, significa que ainda vivemos num país onde há liberdade para se pensar e para surgirem ideias diferentes!

Para a próxima assina! Se tinhas problemas em assinar e dizer que não vou ser uma boa jornalista por pensar desta forma, é porque não me conheces... sempre preferi a sinceridade e a verdade!

Bom fim de semana!
Mooncry disse…
Ah, outra coisa! Os governos de Cavaco não foram os melhores não... se lesses este blog desde o inicio irias perceber porque digo isto! Agora é que ele está muito simpático e muito amiguinho das criancinhas...
E não sou nem nunca fui de extrema-esquerda, nem extrema-direita! Acho que ainda nem me decidi de que lado estou, mas ha pessoas das quais não gosto e não me parece que alguém me possa julgar por isso!

Mensagens populares deste blogue

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!
Estou tao cansada... Só falta um... segunda as 20horas estou temporariamente de férias :D Que ansia de lá chegar... P.S. Bom Jogo de Portugal!! Miguel no seu melhor, e o nervosismo do Ronaldo em marcar um golo teve a sua piada... bom golo de Deco, mas sem esquecer o enorme trabalho de Figo! Diria que o golo deveu mais aos pés do Figo do que propriamente ao Deco! Mas isto sou eu que nao gosto dele (repararam que ele era o único que nao estava a cantar o hino nacional!!! eu reparei... pudera... ele é brasileiro.. pff... e podem trucidar-me mas esta é a minha opiniao!).. e foi um bom jogo! Agora é rezar para a Argentina nao nos calhar na rifa...