Avançar para o conteúdo principal

Trancas na porta

O Instituto Nacional de Estatística ditou que a criminalidade aumentou 10%, entre 2000 e 2006. O ministro da Administração Interna não quis comentar os factos, defendendo que não se baseia em estatísticas (baseia-se em quê afinal?). E ditou que um estudo de 5 anos é um parco espaço de tempo para avaliar a criminalidade em Portugal.

Não conhecendo tão bem outra cidade como Coimbra, basta-me um ano para perceber que a criminalidade aumentou, e bem. E nem preciso de estudos ou avaliações, estatísticas ou outras coisas mais. Basta-me abrir um qualquer jornal diário de Coimbra de 2008 e outro de 2007, olhar para os títulos, prestando especial atenção ás notícias sobre roubos e vandalismo, etc. São bancos assaltados numa avenida bem movimentada, roubos a plenas horas do dia numa zona comercial ou mesmo num hipermercado, assaltos a residências qb, carjacking's a dar com pau. Ou basta observar atentamente determinados locais da cidade, seguros há uns tempos atrás, ao contrário do que são hoje.

Razões? Simples: desemprego, falta de dinheiro, necessidade de pagar empréstimos ou quem sabe, dar comida aos filhos. Ou simples criminalidade.

Soluções: onde param os polícias nesta cidade? Onde há emprego?

Ás vezes lembro-me das histórias de um amigo brasileiro e sinto-me a caminhar para um país semelhante. E o mais grave é a ignorância e desprezo, vindos daqueles que têm o poder para inverter a situação. Quando ninguém se preocupa com algo, o futuro torna-se perigoso e incerto.

Trincos nas portas e alarme sempre ligado em casa. Carro trancado e carteira com pouco dinheiro. Portátil em casa bem guardadinho. E cão feroz, sempre connosco! Um dia quem sabe, posso aconselhar uma arma na mala... carregada!

Comentários

lightsouls disse…
foto interessante .. lol
Mooncry disse…
lol quem sabe um dia não seja apenas uma montagem!
Anónimo disse…
Concordo com o diagonóstico,não concordo com algumas ideias para a cura.
Teres uma arma carregada em casa não te servirá de nada se fores assaltada. Porás a tua vida e a dos outros em risco.
"Trincos nas portas e alarme sempre ligado em casa. Carro trancado e carteira com pouco dinheiro. Portátil em casa bem guardadinho". Sim, com estas ideias concordo.

SABINE
Mooncry disse…
Também não concordo com o uso de armas, consequentemente não concordo com a posse de uma, dentro ou fora de casa... mas um dia, quem sabe se não será necessário?

Se não pararem com esta onda de violência e se essa for uma das formas de nos defendermos e aos nossos bens... não vou pensar duas vezes!

Mensagens populares deste blogue

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!
Estou tao cansada... Só falta um... segunda as 20horas estou temporariamente de férias :D Que ansia de lá chegar... P.S. Bom Jogo de Portugal!! Miguel no seu melhor, e o nervosismo do Ronaldo em marcar um golo teve a sua piada... bom golo de Deco, mas sem esquecer o enorme trabalho de Figo! Diria que o golo deveu mais aos pés do Figo do que propriamente ao Deco! Mas isto sou eu que nao gosto dele (repararam que ele era o único que nao estava a cantar o hino nacional!!! eu reparei... pudera... ele é brasileiro.. pff... e podem trucidar-me mas esta é a minha opiniao!).. e foi um bom jogo! Agora é rezar para a Argentina nao nos calhar na rifa...