Avançar para o conteúdo principal

Perpetuar o Sonho de Salgueiro Maia

«Ser fiel à memória de Salgueiro Maia é dizer aqui hoje que não se pode desmantelar o Serviço Nacional de Saúde, não se pode abrir a porta a um sistema de saúde privada para ricos e a um sistema público para pobres», disse Manuel Alegre, ontem, durante uma homenagem em Santarém, a Salgueiro Maia.

"Ele que é o símbolo mais puro do 25 de Abril" e o seu «herói mais incómodo» pelo seu «apego à liberdade e desapego do poder». «Quando outros não acreditavam, ele acreditou. Quando outros tinham medo de ousar, ele ousou. Quando outros diziam que era impossível, ele partiu para Santarém, mal equipado e mal armado, mas claro no pensar, claro no sentir e claro no querer».

«A melhor maneira de recordar Salgueiro Maia é não nos deixarmos acomodar, sobretudo na defesa da dimensão ética e social do 25 de Abril. O 25 de Abril não se fez apenas para restaurar as liberdades formais, mas para construir uma democracia em que os direitos políticos sejam inseparáveis dos direitos sociais.»

Pela coragem extrema, pelo amor à liberdade, pelo amor a todos nós... devemos-lhe isso! E como todos os grandes homens, morreu cedo demais...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!
Estou tao cansada... Só falta um... segunda as 20horas estou temporariamente de férias :D Que ansia de lá chegar... P.S. Bom Jogo de Portugal!! Miguel no seu melhor, e o nervosismo do Ronaldo em marcar um golo teve a sua piada... bom golo de Deco, mas sem esquecer o enorme trabalho de Figo! Diria que o golo deveu mais aos pés do Figo do que propriamente ao Deco! Mas isto sou eu que nao gosto dele (repararam que ele era o único que nao estava a cantar o hino nacional!!! eu reparei... pudera... ele é brasileiro.. pff... e podem trucidar-me mas esta é a minha opiniao!).. e foi um bom jogo! Agora é rezar para a Argentina nao nos calhar na rifa...