Avançar para o conteúdo principal

No submundo da política


  • Pedro Santana Lopes foi nomeado assessor jurídico da EDP pelo ex-ministro António Mexia, actual presidente executivo da EDP. O vencimento mensal de Santana é de 10.000 Euros (ou 2 mil contos).

  • Galp:
  1. Um quadro superior, admitido em 2002, saiu dois anos mais tarde com uma indemnização de 290,00.00 euros. Tinha entrado pela mão de António Mexia do PSD e saiu para ingressar na Refer, na época em que Mexia era ministro das Obras Públicas e dos Transportes.
  2. O filho de Miguel Horta e Costa entrou para a empresa com apenas 28 anos, e mensalmente recebia 6.600 euros.
  3. Freitas do Amaral foi consultor entre 2003 e 2005, com um vencimento mensal de 6.350 euros, juntamente com gabinete e seguro de vida.
  4. Joaquim Ferreira do Amaral, presidente do Conselho de Administração, recebia 3.000 euros mensais pelas presenças, por não ser um cargo administrativo.
  5. O presidente da Comissão Executiva recebe 30.000 euros mensais, e os vogais 17.500 euros mensais.
  • Em Setembro de 2002, o Juiz-desembargador José Manuel Branquinho de Oliveira Lobo reformou-se, depois de passar por uma junta médica que o considerou incapaz devido a uma doença psiquiátrica. A pensão é de 5.320,00 euros (1.640 contos!). Dois anos depois, o Conselho de Ministros do Governo de Pedro Santana Lopes nomeou este reformado, como Director Nacional da Segurança Pública.

  • António Carrapatoso, figura da Vodafone e dirigente do PSD, tinha uma dívida ao fisco que prescreveu. O montagem ascendia aos 700.000 euros.

  • CTT
  1. Pagaram 19 mil euros a Luiz Felipe Scolari por uma palestra de 45 minutos, durante um Encontro dos Correios de Portugal. A decoração para este evento custou cerca de 430 mil euros, para além dos dois carros de luxo existentes.
  2. A decoração do gabinete do Presidente do Conselho de Administração, bem como a sua sala sala de visitas e refeições custou 430.691 euros.
  3. O presidente Carlos Horta e Costa tinha à sua disposição, entre 2002 e 2005, um Jaguar no valor de 50.758 euros, e um Mercedes de 84 mil euros.
  • Privilégios dos magistrados:
  1. Têm direito a subsídio de renda de casa no valor de 700 euros, mesmo que a casa seja sua. No caso de marido e mulher exercerem esta profissão, o subsídio é o dobro, ou seja, 1.400 euros. O ridículo é a subsistência deste subsídio mesmo depois da reforma, e com isenção de IRS sobre este valor.
  2. Os magistrados do Supremo Tribunal Administrativo, do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional têm ajudas de custo, caso residam fora de Lisboa. A situação é ridícula por eles terem direito a viagens gratuitas de transportes públicos, terrestres e fluviais.

Comentários

A disse…
onde é que tu vais buscar estas coisas? é tão absurdo que sou levado a pensar que estás a mentir... infelizmente não é o caso
Mooncry disse…
Mandaram-me um email ;)
Por acaso não confirmei os factos, mas parece-me que são verdadeiramente reais no nosso Portugal! Era isto que os jornalistas deviam investigar e clamar nos jornais e televisões,e não 5 cadeiras feitas com um apoio ou não!
A disse…
é igualmente mau. são ambos frutos da mesma mentalidade que promove e, de certa forma, louva este comportamento.
Mooncry disse…
sim.. nada é bom nisto! Mas a verdade é que os media apenas investigam e falam sobre aquilo que lhes interessa!
E esse é o ponto que critico...

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans