Avançar para o conteúdo principal

A minha (e a vossa) vergonha

Que este seja considerado como um dia para esquecer, pela vergonha sentida quando um amigo me disse de manhã: "já sabes o que aconteceu ao Saddam?" À hora de almoço ainda não acreditava na verdade dos factos, que o mundo tivesse chegado a este ponto, mas fiquei pior quando vi os Americanos a buzinar, e uma senhora a dizer "graças a Deus, Saddam morreu!".

Não defendo Saddam Hussein, condeno-o por aquilo que fez e acho-o merecedor de um castigo, mas não desta forma! Mas já que ele o foi, outros deveriam seguir-lhe o "exemplo"!

Gostava de saber o que as pessoas entendem por "massacre"! Se ordenar um massacre significa dizer directamente "Matem todos os habitantes da aldeia!", ou se massacre significa a morte devido a ordens vindas de alguém, sejam directas ou indirectas. Se a segunda definição for a eleita para o mundo, então teremos mais candidatos à pena de morte, por enforcamento ou apedrejamento. Tínhamos o falecido Pinochet, já falecido sem ter sido submetido a julgamento por aquilo que fez, levando até ao final uma vida de liberdade (prisão domiciliária... pois sim!) e riqueza, teremos o sr. George Bush (ou quem é o responsável plas mortes de milhares e milhares e milhares e milhares de iraquianos e milhares de americanos) e mais uns capangas seus, o Fidel, o Somoza, e um sem número crescente de outros nomes! E estes, nunca vão ser julgados? Ou afinal, quais os critérios para se ser um ditador cruel e ser condenado à morte? Quem ordenou o massacre de X pessoas!?

Sempre fui contra a pena de morte e isso nem sequer está em causa, qualquer que seja a pessoa em questão. Por outro lado, os mentores de tal acto só irão piorar as coisas... qualquer pessoa minimamente inteligente e racional sabe que por aquilo que a história já nos disse e pela própria psicologia humana básica (!!!), se um líder é morto transforma-se imediatamente num mártir. E é isso que vai acontecer. Não entendo como podemos cooperar desta forma com tudo aquilo desejado pelo governo americano! O julgamento totalmente parcial a que Saddam foi submetido estava totalmente controlado pelos líderes americanos, acredito mesmo que antes do ínicio do julgamento já houvesse uma sentença definida! É a isto que eles chamam democracia? É este o exemplo que querem dar ao mundo relativamente à democracia que tanto advogam? Porque Saddam não foi entregue ao Tribunal Penal Internacional?

Não defendo o ditador, nem nunca defendi mas tenho a certeza que o Iraque estava melhor quando ele era o seu líder. Sempre fui contra a invasão por ser mais do que óbvio que o Iraque se ia transformar num segundo Vietname, pior do que aquele tinha sido. A guerra civil de hoje era previsivel há uns anos atrás, ainda antes de derrubarem a estátua de Saddam no país que liderava. Hoje morrem centenas de pessoas DIARIAMENTE, que duvido que morressem caso os Estados Unidos não tivessem invadido de forma ilegal o país. Transformaram o espaço numa plena guerra civil diária de sunitas contra xiitas, e agora, com a "desculpa de um plano qualquer, elaborado por um membro da família Bush" vão anunciar a retirada. Está previsto que isso aconteça no próximo mês. E todos continuamos a sorrir, a concordar, a acenar a cabeça a este tipo de pessoas que apenas são os líderes do país dominante no mundo. Que hipócrita que me sinto!

A sentença foi anunciada num momento chave da política americana, tal como a execução da sentença. Será que ninguém entende? E se entende, ninguém faz nada!? Como é possível não entenderem que isto apenas se tratou de uma questão de vingança... A comunidade internacional não pode fechar os olhos a uma tirania deste género de Washington! Mas já nao devia ter fechado os olhos desde o ínicio... agora que começaram, já ninguém os consegue travar nas suas vontades.

E a pressa com que Saddam foi executado! Também não ha justificações para isso? São histórias muito mal contadas, que acredito que nunca o vão ser verdadeiramente contadas por via das forças, mas eu como cidadã gostava de as ver esclarecidas! Sãoi muitas perguntas com a mesma resposta e orientação... são muitos pormenores que não entram no meu mundo!

Sem mais palavras de raiva e rancor termino, com o desejo de esquecer que este dia aconteceu, que a humanidade teve coragem para cooperar permanentemente, desde o seu inicio tão previsivel, com esta realidade! E espero que 2007 traga mais sorriros e não tantas vergonhas...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!
Estou tao cansada... Só falta um... segunda as 20horas estou temporariamente de férias :D Que ansia de lá chegar... P.S. Bom Jogo de Portugal!! Miguel no seu melhor, e o nervosismo do Ronaldo em marcar um golo teve a sua piada... bom golo de Deco, mas sem esquecer o enorme trabalho de Figo! Diria que o golo deveu mais aos pés do Figo do que propriamente ao Deco! Mas isto sou eu que nao gosto dele (repararam que ele era o único que nao estava a cantar o hino nacional!!! eu reparei... pudera... ele é brasileiro.. pff... e podem trucidar-me mas esta é a minha opiniao!).. e foi um bom jogo! Agora é rezar para a Argentina nao nos calhar na rifa...