Avançar para o conteúdo principal

A minha (e a vossa) vergonha

Que este seja considerado como um dia para esquecer, pela vergonha sentida quando um amigo me disse de manhã: "já sabes o que aconteceu ao Saddam?" À hora de almoço ainda não acreditava na verdade dos factos, que o mundo tivesse chegado a este ponto, mas fiquei pior quando vi os Americanos a buzinar, e uma senhora a dizer "graças a Deus, Saddam morreu!".

Não defendo Saddam Hussein, condeno-o por aquilo que fez e acho-o merecedor de um castigo, mas não desta forma! Mas já que ele o foi, outros deveriam seguir-lhe o "exemplo"!

Gostava de saber o que as pessoas entendem por "massacre"! Se ordenar um massacre significa dizer directamente "Matem todos os habitantes da aldeia!", ou se massacre significa a morte devido a ordens vindas de alguém, sejam directas ou indirectas. Se a segunda definição for a eleita para o mundo, então teremos mais candidatos à pena de morte, por enforcamento ou apedrejamento. Tínhamos o falecido Pinochet, já falecido sem ter sido submetido a julgamento por aquilo que fez, levando até ao final uma vida de liberdade (prisão domiciliária... pois sim!) e riqueza, teremos o sr. George Bush (ou quem é o responsável plas mortes de milhares e milhares e milhares e milhares de iraquianos e milhares de americanos) e mais uns capangas seus, o Fidel, o Somoza, e um sem número crescente de outros nomes! E estes, nunca vão ser julgados? Ou afinal, quais os critérios para se ser um ditador cruel e ser condenado à morte? Quem ordenou o massacre de X pessoas!?

Sempre fui contra a pena de morte e isso nem sequer está em causa, qualquer que seja a pessoa em questão. Por outro lado, os mentores de tal acto só irão piorar as coisas... qualquer pessoa minimamente inteligente e racional sabe que por aquilo que a história já nos disse e pela própria psicologia humana básica (!!!), se um líder é morto transforma-se imediatamente num mártir. E é isso que vai acontecer. Não entendo como podemos cooperar desta forma com tudo aquilo desejado pelo governo americano! O julgamento totalmente parcial a que Saddam foi submetido estava totalmente controlado pelos líderes americanos, acredito mesmo que antes do ínicio do julgamento já houvesse uma sentença definida! É a isto que eles chamam democracia? É este o exemplo que querem dar ao mundo relativamente à democracia que tanto advogam? Porque Saddam não foi entregue ao Tribunal Penal Internacional?

Não defendo o ditador, nem nunca defendi mas tenho a certeza que o Iraque estava melhor quando ele era o seu líder. Sempre fui contra a invasão por ser mais do que óbvio que o Iraque se ia transformar num segundo Vietname, pior do que aquele tinha sido. A guerra civil de hoje era previsivel há uns anos atrás, ainda antes de derrubarem a estátua de Saddam no país que liderava. Hoje morrem centenas de pessoas DIARIAMENTE, que duvido que morressem caso os Estados Unidos não tivessem invadido de forma ilegal o país. Transformaram o espaço numa plena guerra civil diária de sunitas contra xiitas, e agora, com a "desculpa de um plano qualquer, elaborado por um membro da família Bush" vão anunciar a retirada. Está previsto que isso aconteça no próximo mês. E todos continuamos a sorrir, a concordar, a acenar a cabeça a este tipo de pessoas que apenas são os líderes do país dominante no mundo. Que hipócrita que me sinto!

A sentença foi anunciada num momento chave da política americana, tal como a execução da sentença. Será que ninguém entende? E se entende, ninguém faz nada!? Como é possível não entenderem que isto apenas se tratou de uma questão de vingança... A comunidade internacional não pode fechar os olhos a uma tirania deste género de Washington! Mas já nao devia ter fechado os olhos desde o ínicio... agora que começaram, já ninguém os consegue travar nas suas vontades.

E a pressa com que Saddam foi executado! Também não ha justificações para isso? São histórias muito mal contadas, que acredito que nunca o vão ser verdadeiramente contadas por via das forças, mas eu como cidadã gostava de as ver esclarecidas! Sãoi muitas perguntas com a mesma resposta e orientação... são muitos pormenores que não entram no meu mundo!

Sem mais palavras de raiva e rancor termino, com o desejo de esquecer que este dia aconteceu, que a humanidade teve coragem para cooperar permanentemente, desde o seu inicio tão previsivel, com esta realidade! E espero que 2007 traga mais sorriros e não tantas vergonhas...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans