Avançar para o conteúdo principal

O morto mais rentável

De acordo com o ranking das figuras mais ricas e rentáveis do mundo que a revista Forbes anualmente publica, Kurt Cobain domina a lista dos defuntos mais lucrativos. O ex-líder dos Nirvana falecido a 8 de Abril de 1994, rende 50 milhões de dólares anualmente, ou seja, cerca de 40 milhões de euros. Valor esse que destronou o tradicional líder da tabela, o rei do rock'n'roll, Elvis Presley, que este ano se ficou pelos 33,3 milhões de euros.

Os lucros de Kurt Cobain beneficiam directamente a sua ex-mulher, Courtney Love! Aliás, Kurt subiu ao primeiro lugar desta tabela porque a vocalista dos Hole vendeu 25% dos direitos de canções dos Nirvana, que lhe garantiu 50 milhões de dólares. Este negócio foi efectuado com a firma Primary Wave, que poderá vender os direitos das músicas a séries como "Sete Palmos de Terra". E se pensarmos que este valor corresponde apenas a 1/4 da totalidade dos direitos de Cobain, poderemos imaginar quanto vale o espólio deixado pelo menino nascido a 20 de Fevereiro de 1967. Ainda neste período os Nirvana venderam 1,1 milhões de cd's.

E imagine-se: Dave Grohl e Krist Novoselic, os outros membros da banda, apenas detêm 2% dos direitos sobre o material dos Nirvana. Será que não seriam eles os merecedores da maior maquia dos direitos de autor? A mim parece-me absurdo que as coisas se processem desta forma... afinal a única herdeira dele seria a filha e não a ex-mulher, a pessoa de quem ele se queria divorciar meses antes de ter sido assassinado, ou como todos acreditam, se ter suicidado depois de ter tido uma overdose!

Os músicos dominam a lista dos treze defuntos mais rentáveis entre os meses de Outubro de 2005 e 2006, onde também figuram personalidades como Albert Einstein em 5º lugar com 16 milhões de dólares, Andy Wharol logo de seguida com 15 dólares, J.R.R. Tolkien em 11º lugar com 5,5 milhões de dólares, entre outros.

Segundo a mais recente revista portuguesa, SOL, Kurt Cobain é o "rei do grunge". Ora, ele não foi o rei, mas sim o criador e automaticamente o rei sim, mas a palavra rei nunca é usada com Cobain, mas sim com Presley. E não queremos confusões!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu...

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!