Avançar para o conteúdo principal

Mais dois jornais gratuitos em Portugal


Já Agora e Um são os nomes dos dois jornais gratuitos que vão começar a ser distribuídos esta semana em Portugal. São quinzenais e terão uma tiragem inicial de 12 e 20 mil exemplares, respectivamente.

O Já Agora vai privilegiar a informação sobre a Covilhã e irá ser o primeiro gratuito a circular na região. Vai estar disponível em vários locais da cidade, além de também ser entregue por correio. É editado pela empresa SurpriseBox Comunicação, e tem como objectivo aprofundar a informação sobre a cidade e para a cidade.

O Um é uma nova publicação de música que tem como director um antigo jornalista do (tenho uma dúvida: deverei escrever do Blitz porque ele trabalhou enquanto era um jornal, ou da Blitz por agora ser uma revista!?) Blitz, Jorge Manuel Lopes. Segundo Lopes, este jornal "pode entrar por outras áreas como faz o Village People (americano), tratando temas do espectáculo à educação". É um projecto independente que vai ser assegurado desde a cidade do Porto, e que pretende trabalhar as matérias com o espaço de texto que merecem: deseja "ser um jornal de textos e não de caixinhas." Nesta fase inicial vai ser distribuído apenas nas lojas da especialidade.

Entretanto o também jornal gratuito Metro alargou a sua distribuição esta semana e chegou a Braga e Coimbra segundo noticiava o Jornal de Notícias na edição de hoje. Mas não terá (ainda) notícias sobre estas duas cidades, apenas excepcionalmente quando a informação o exigir. A secção local será substituída por temas nacionais, até porque as notícias continuarão a ser produzidas a partir de Lisboa. O jornal Destak seguiu-lhe as pisadas e ontem anunciou também o seu alargamento a Braga e Coimbra.

A ver vamos se a sociedade se interessa mais pela actualidade e se a compra de jornais não gratuitos não diminuiu com todas estas borlas. De qualquer forma apoio totalmente estas iniciativas porque muitas pessoas irão adquirir o hábito de se informar diariamente, o que é muito positivo! E talvez um dia, na ausência do gratuito não se vejam impelidos a comprar um diário na esperança de matar a curiosidade habitual que os poderá vir a assolar em cada manhã!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu...

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!