Avançar para o conteúdo principal

O estado do futebol



Já andava desde ontem para falar deste assunto e de uma dada personagem, mas como o assunto estava pouco desenvolvido preferi esperar, esperançosa de que algo iria surgir. E hoje tive uma surpresa pouco espantosa pela novidade, mas sim pela divulgação dessa mesma novidade!

Na Segunda-feira à noite o debate no programa da RTP1, Prós e Contras, era supostamente o debate do mês: o Caso Mateus. Obviamente que lado a lado estavam presente o Presidente da Liga de Futebol, Valentim Loureiro (no próximo post explicarei porque não lhe chamo Major), e o Presidente da Federação de Futebol, Gilberto Madail. Todos sabemos que eles não tem as melhores relações, e por isso o debate prometia momentos acessos e talvez algumas revelações menos desejosas mas incontroladas pela fúria do momento. Também todos desconfiamos que, apesar do Madail ter mais poder no futebol, é bastante controlado pelo Valentim. E a confirmação veio da FIFA que, numa carta endereçada à Federação mas entretanto divulgado nos media, concluiu de todo este caso, que a Federação não tinha qualquer controle sobre a Liga, apesar de esta última lhe estar subjacente e não o contrário. O debate não foi aceso como se esperava, e não falaram nos assuntos fundamentais. Tudo correu lindamente bem, e pouco discutiram fervosamente como se esperava. Apenas nos minutos iniciais o estúdio aqueceu um pouco, com estes dois participantes a limparem o suor e a puxar a indumentária para trás para refrescar um pouco.

O debate contou ainda com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, e António Arnaut (ainda não entendi o que é que ele faz...). Laurentino situou o Governo neste caso, falou, falou, falou mas pouco disse. Aliás, todos falaram muito mas pouco disseram sobre o que fazer com este caso. A Federação vai invocar "interesse público" e espera que com isso consiga resolver o problema, o que não me convence. Sobretudo depois de ouvir o representante jurídico do Gil Vicente. Entretanto como já desconfiava, o Valentim trazia algo na manga, mesmo para o caso de o atacarem de forma a que ele não pudesse retorquir algo mais forte. Cunha Leal demitiu-se da Liga naquela tarde de Segunda-feira e apenas às 23horas é que os meios de comunicação social tiveram conhecimento disso. Obviamente que esta foi uma (das milhares?) de informações que o Valentim resolveu não difundir para poder ficar com esta "poderosa bomba" e a usar na altura certa. O que de facto aconteceu!

O imbróglio já se tornou demasiado denso para conseguir ser resolvido com serenidade, e para além disso, neste momento começo a acreditar que há muita gente que deseja que isto não se resolva e que não participemos nas provas internacionais. A segunda melhor equipa da Europa e a quarta do Mundo!! É vergonhoso, ainda para mais porque o mais podre do futebol português ainda não veio ao de cima... ou já veio mas entretanto já foi esquecido. Mas afinal o que se passa com o futebol português?

São os Valentins, os Loureiros, os Pintos (que está a safar-se de todos os processos judiciais por falta de provas... mas convenhamos que ninguém neste país é tão estúpido que acredite que um Presidente de um clube de futebol vai tomar café com o árbitro da partida que irá decorrer daqui a dois dias, para falar do bonito sol que está lá fora... já para não falar do Apito Dourado e da graciosa indemnização que está a pedir ao Estado) e todos os outros que insistem na vitória, mesmo quando não é merecida. São as Ligas e as Federações que não funcionam bem, e é neste ponto que concordo com o Luís Filipe Vieira quando defendeu, em plena Festa do Avante, a extinção da Liga. E não é apenas por ser do Benfica (até porque o Benfica também tem muitos "problemas" deste género, e não estou a falar do Vieira...) que digo isto, é por andar demasiado atenta ao que se passa à minha volta... ou talvez neste momento nem seja preciso andar atenta... Por um lado é bom o derrotar do futebol porque as pessoas irão ficar mais atentas ao que se passa nas outras modalidades, mas por outro lado, gosto de futebol e sinceramente não gostava de o ver "na lama" como ele se encontra agora.

Entretanto, hoje é Quarta-feira e como é habitual o meu "ídolo", Vasco Graça Moura, escreveu no Diário de Notícias, isto. São opiniões, mas discordo (para variar) na parte em que atribui total responsabilidade à Federação de Futebol. Acho que a responsabilidade do caso ter chegado até aqui e ter tomado estas proporções cabe totalmente à Liga, e se não conseguiram resolver o problema é por alguma razão muito forte (o Valentim nunca faz nada sem um objectivo claro). Agora que a situação está incontrolável é que acho que a Federação devia usar o seu poder como orgão máximo do futebol e agir com preserverança. Entretanto dou um conselho a este colunista tão agraciado por este blog: devia ter ouvido o programa de Segunda à noite, porque aí teria entendido porque é que um clube de futebol não deve agir como fez o Gil Vicente.

... To be continue...

Comentários

A disse…
isto é melhor que a novela! :D
Mooncry disse…
o meu comentário ou o que se passa com o futebol?
Infelizmente o debate não valeu a pena... pensei que houvesse porrada e nada... só palmadinhas nas costas :(
A disse…
não ando muito por dentro das notícias ultimamente, sei por alto o que se passa. esta foi a minha reacção ao que se passa no futebol, agora que tive uma visão mais aprofundada :p

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans