Avançar para o conteúdo principal

Cuba: novo Iraque?

Fidel Castro confiou o Governo interino de Cuba ao seu irmão, Raúl, devido a um grave problema de saúde. A menos de duas semanas de celebrar 80 anos (no dia 13 de Agosto), e depois de ter dito de forma irónica que não pensava estar no poder até aos 100 anos, Fidel toma esta decisão única em 47 anos de ditadura comunista.

A oposição cubana no exílio saiu para as ruas para festejar aquilo que acreditam ser o princípio do fim da ditadura castrista, enquanto que em Havana o clima é de tensa expectativa. A questão pertinente que se coloca é: estarão os cubanos preparados para viver sem aquele que foi o único líder que alguma vez conheceram?

A mesma questão também se colocava antes da ofensiva americana contra o Iraque e vejam no que se transformou o país. Agora a questão é outra: quando vão acabar as mortes? Quando é que o país vai voltar ao que era?

Pode-se tratar de uma psicologia barata mas parece-me que um país que viveu durante muitos anos uma ditadura, não vai conseguir facilmente entrar numa democracia. E muito menos impelidos por um país estrangeiro, que lhes invade o espaço. (E sim, isso ainda não aconteceu em Cuba, mas vamos esperar a ver se não acontece...) E não falem de Portugal e da ditadura salazarista, porque a nossa ditadura foi muito pacífica quando comparada com a de Saddam e de Fidel.

Obviamente que há países que conseguem ultrapassar melhor esta passagem, mas para que isso aconteça é necessário que estejam preparados para a democracia, com todas as suas liberdades e responsabilidades. Parece-me que isso não acontece em Cuba... Não vou ser mazinha e desejar a morte de Fidel Castro, apenas porque ele é ditador. Quantos se dizem democratas e defensores da liberdade e no fundo são uns autênticos ditadores, responsáveis por milhares e milhares de mortes? Quantos estão verdadeiramente camuflados por aquilo que na realidade não representam? Mas infelizmente apenas conseguimos acusar quem na realidade demonstra o que faz e o que pensa, e não tem poder suficiente para esconder a verdade dos seus actos.

Fidel Castro é o inimigo de estimação dos EUA que já "sobreviveu" a nove presidentes norte-americanos. A sua longa barba grisalha e o seu uniforme são universalmente reconhecidos e consegue discursar durante mais de 10 horas seguidas. Anda sempre rodeado de seguranças, ninguém sabe ao certo onde vive e muda frequentemente o local onde dorme. Foi casado duas vezes e tem sete filhos: uma da primeira esposa, 5 da segunda e outro de uma amante.

Há pormenores engraçados sobre a sua vida. Por exemplo, em 2001 enquanto proferia um discurso, desmaiou. Foi logo levado de ambulância onde recuperou os sentidos e pediu para ser imediatamente levado de volta ao palanque onde justificou o desmaio como causa do intenso calor e cansaço. Uma semana depois deste desmaio, foi ele quem liderou uma manifestação antiamericana de 40 mil pessoas.

E
Matt






Comentários

Mooncry disse…
Dizendo o mesmo mas com menos palavras e de uma forma menos confusa, vejam isto: http://ponteeuropa.blogspot.com/

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans