Avançar para o conteúdo principal

Regulamento do bem vestir



Alberto João Jardim manifestou ontem todo o seu apoio ao seu homólogo no Parlamento Regional, Miguel Mendonça, que decidiu impôr regras de indumentária aos jornalistas, sobretudo aos repórteres de imagem, que entram no hemiciclo.

O Presidente do Governo Regional da Madeira e o líder do PSD Madeira concorda que os infractores sejam expulsos, caso continuem a aparecer no parlamento envergando t-shirts, sapatilhas e gangas. Perante este panorama, a Presidência da Assembleia Legislativa da Madeira prepara-se para enviar para as redacções, por escrito, o novo regulamento oficial da "arte de bem vestir", a aplicar aos jornalistas, mas não aos deputados.

"Há quem, por analfabetismo à mistura com exibicionismo, julgue que a «revolução» não está nas mentalidades, na cultura e nas mudanças correctas, mas sim num desleixo que pretende fingir querer igualizar, porém, erradamente, por baixo, pelo rafeiro (...) existem os que, de facto, levam o seu inestético desleixo pessoal ao ponto de ignorarem as instituições e pessoas que devem respeitar», ainda que «a palavra “respeito” não conste da deontologia do regime político português», articulou Alberto João.

Estas medidas parece que «visam defender a autonomia política do povo madeirense face a atitudes de desrespeito propositado, ou de posicionamento ideológico snob e inculto ou desleixo cívico». E Alberto João vai avisando que o PSD não irá ceder a pressões de «entidades ou sindicados que ignora». Como é que um governo (seja regional ou não) que se diz democrático (ou pelo menos ele nunca disse o contrário, se bem que toda a gente sabe a realidade da Madeira), pode dizer que ignora um Sindicato?
Mas esta imposição de vestuário já não é recente, pois o ano passado um operador de câmara da RTP/M foi expulso por usar calções e t-shirt (os calções talvez sejam exagerados, mas dependendo da t-shirt não vejo problema nenhum!). E esta semana seis jornalistas (três do Diário de Notícias da Madeira, um da RTP Madeira, um da RDP e outro da TSF) foram impedidos de entrar no parlamento madeirense, com a justificação de o seu vestuário não ser o mais apropriado.
Denunciando o excesso de zelo de Miguel Mendonça, presidente do parlamento madeirense, a Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas “vê estas atitudes de humilhação para com os profissionais da comunicação social como uma forma de desviar as atenções de vários atropelos e violações que se verificam na Assembleia Legislativa: violações ao Regimento, linguagem ofensiva e até ameaças físicas entre deputados.”
"Refira-se ainda que em São Bento – a “alma mater” da democracia parlamentar em Portugal – os jornalistas não são proibidos de entrar por causa do calçado nem ninguém anda a olhar-lhes para os pés ou a ver se estão de t-shirt ou camisa de marca", defende o Sindicato dos Jornalistas no seu comunicado!

Comentários

A disse…
perdemos uma artista de variedades, ganhamos um dirigente politico. a vida tem destas coisas
Mooncry disse…
Sinceramente gostava de o conhecer... na minha ingenuidade não acredito que alguém seja tão cromo como este gajo!e tem tendência para piorar...

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans