Avançar para o conteúdo principal

Uma pedra e outra pedra constroem algo

Sábado, dia 15 de setembro, foi um dia cheio de sentimenos diferentes e talvez por isso, só hoje consegui sentar-me e pensar sobre o assunto. Além da manifestção nacional contra as medidas de austeridade, ainda houve a festa de aniversário do meu sobrinho e o reencontro de muitos amigos, que apenas não via há umas 3 semanas mas que pareciam anos. E pouco tempo restou para pensar.

Começou por uma confissão de uma das minhas âncoras. Confissão feita não a mim mas a outra pessoa que sabia que me transmitiria a mensagem. Confissão do que fizera num papel há um ano e uns meses, mesmo depois da filha lhe ter chamado a atenção de que estavamos num tempo em que tudo deveria ser ponderado e bem pensado antes de ouvir as vísceras a reclamarem por um ódio a alguém que já tudo dera ao país e que já nem se preocupava com ele. Confessou, lamentou-se, as lágrimas estranhamente apareceram em olhos que nunca choram, e as desculpas vieram. Uma mensagem indireta para mim transmitida horas depois e que me provocou um nó na garganta pela coragem e esquecimento do orgulho naquele momento. Arrependido que estava também ele queria ter ido à manifestação, mas não deixei porque esta já não é a luta dele mas a minha, e não o queria cansar ou deixar com um desespero ainda maior por se envolver com questões que a vida já não lho deveria permitir. O tempo dele agora é de descanso e esquecimento e ignorância das preocupações.

Os dois anos do meu sobrinho, feitos três dias antes, e a festa de aniversário onde estavam outras crianças aumentaram o nervosismo. A vida delas preocupa-me mais do que a minha. Tenho noção desde pequena das travessuras da vida e dos caminhos tempestuosos que tenho pela frente, os meus pais nunca me esconderam isso. Também nunca imaginaram que tivesse um futuro tão distante e incógnito e alertaram-me inúmeras vezes para a escolha do curso de formação que não tinha empregabilidade e bem que se devem ter arrependido de me terem feito teimosa, e ensinado a seguir e lutar pelos sonhos.

Mas para muitos, nos tempos atuais, a primeira semana de casados dos meus pais é algo raro. Depois do casório modesto, a minha mãe foi à cidade comprar pratos, duas panelas, uns copos, talheres, toalhas de banho e o essecial para a casa nos primeiros dias. Quando chegou ao fim da jornada, olhou para os trocos e quase já não tinha moedas para voltar a casa. E ficaram sem dinheiro para o restante mês. Como se casaram a meados de junho e o pai já era funcionário público, eram apenas uns dias nada fáceis de respirar, mas que a horta ajudava a ultrapassar. Talvez esses dias tenham sido a lua de mel que idealizaram. E o meu pai tinha uma Vespa, e já depois da minha irmã nascer e ter comprado um carro ao desbarato (um Ford qualquer que comia gasolina segundo ele, e tinha as molas dos bancos a saltarem feitas pulgas assanhadas), para poupar gasolina ia e vinha da aldeia à cidade para o trabalho na mesma Vespa, fizesse sol ou chuva. A capa que o resguardava da chuva, o capacete e a Vespa ainda figuram lá em casa como recordações. Eles não contam isto muitas vezes, apenas quando o assunto vem à baila. Não porque tenham vergonha, pelo contrário, mas porque não querem que os mais novos imaginem as dificuldades por que passaram. Hoje têm muito, construído ao longo de 37 anos de casados, com alguns sonhos e conquistas, e sem nunca fugir aos seus deveres. É com orgulho que digo, e sei-o com toda a certeza, que o meu pai nunca fugiu aos impostos, nunca roubou, não foi corrupto ou enganou ninguém. Aliás, a verdade para ele é um bem essencial e a justiça completa-a! Tenho o sangue deles, e por isso acredito que também conseguirei passar por mais dificuldades se a vida assim mo exigir. Mas gostava de ter a oportunidade, e também a sorte, de construir uma família, uma casa, uma quinta, como eles o fizeram. Com alguns sacrifícios que eu e a minha irmã partilhavamos de forma compreensiva. Gostava hoje, gostarei amanhã, mas depois de amanhã não sei se o conseguirei.

Não quero abandonar Portugal em busca de salários mais chorudos e ter de prescindir de ver o crescimento dos meus sobrinhos, das lambidelas e do amor do meu cão que mesmo longe sinto-o aqui perto. Longe dos amigos e dos afectos, da minha cultura, do meu país, da minha língua. Quero renascer a minha esperança que parece perdida nestes tempos. Quero voltar a acreditar quando tudo à minha volta me pede para não o fazer. Prometo que irei tentar, lutar contra todos os descrentes, os que não sonham ou não acreditam. Não será fácil. Não estou num dia bom, amanhã será melhor talvez. Não me obriguem a sair daqui. Se tiver de fazer ainda mais sacrifícios, farei, mas não me peçam para compactuar com a pobreza do povo e a riqueza de alguns. Não quero ser rica, ter um BMW ou uma casa na praia. Quero construir uma vida à medida das minha capacidades, quero trabalhar, mais horas diárias se assim for preciso, mas quero trabalhar aqui e construir a minha vida aqui.

Não quero ter de olhar para os meus sobrinhos um dia e pedir-lhes desculpa pelo que não fiz para que eles não possam ter uma vida com sonhos e esperanças. O sentimento não é bom e nem quero imaginar que isso possa acontecer um dia. Não quero que ninguém lhes destrua os sonhos. Quero-os felizes, com adversidades na vida como é normal mas com esperança no dia seguinte. Pode ser?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!
Estou tao cansada... Só falta um... segunda as 20horas estou temporariamente de férias :D Que ansia de lá chegar... P.S. Bom Jogo de Portugal!! Miguel no seu melhor, e o nervosismo do Ronaldo em marcar um golo teve a sua piada... bom golo de Deco, mas sem esquecer o enorme trabalho de Figo! Diria que o golo deveu mais aos pés do Figo do que propriamente ao Deco! Mas isto sou eu que nao gosto dele (repararam que ele era o único que nao estava a cantar o hino nacional!!! eu reparei... pudera... ele é brasileiro.. pff... e podem trucidar-me mas esta é a minha opiniao!).. e foi um bom jogo! Agora é rezar para a Argentina nao nos calhar na rifa...