Avançar para o conteúdo principal

Juntar as pedras e construir um muro...

Dizem-me que há foguetes e cantares por todo o país porque hoje o calendário dita que é 25 de Abril. E depois? Essa é a minha questão. Até eu, que sempre fui uma revoltada por tudo e por nada, já não tenho forças para festejar esta data porque parece que foi tudo em vão. Pergunto e volto a perguntar: o que mudou? O que ficou melhor? E talvez com um desespero, semelhante ou não ao Otelo, dito que as pessoas não souberam aproveitar o que lhes foi dado. Penso no que sentiria o meu capitão, Salgueiro Maia, se ainda hoje estivesse vivo, e acredito que sentiria a mesma repulsa que eu. Pelo estado do país, pela letargia, pelo modo de viver de uma grande percentagem da população, enfim, por quase tudo.


Terminámos com uma guerra que estava a matar irmãos portugueses e a destruir colónias que tinham o direito de ter a sua vidinha. Onde andam esses antigos combatentes? Quantos, hoje, continuam com pesadelos e vidas feridas de combates onde nunca sonharam estar? E, nós, sociedade, quantas vezes nos lembramos deles? Hoje estive com um, com a vida a meio gás por outras razões, e pensei que ele nunca gostou de falar do assunto e do que não deverá ainda sofrer para não querer falar. E gostava de uma resposta: valeu a pena? Tenho a certeza do não que ouviria! Convidei-o a ir ao Porto um destes dias.


Liberdade. Já não sei o significado. Porque a mesma implica muitas outras coisas. Porque o que o Salgueiro e outros advogaram há uns anos atrés implicava outras coisas, esquecidas. A solidariedade, a coesão social, a luta por um país melhor. Uma luta de todos e para usufruto de todos. E olho à minha volta e não consigo visualizar nada disso. Ouço o Zeca, leio reportagens feitas no dia "mágico" e nos dias póstumos e sinto-me cansada, como até há pouco tempo não me sentia. Muito cansada deste país, de algumas pessoas que não merecem habitá-lo pelo pouco amor que lhe têm, pela falta de luta. Pela falta de liberdade, solidariedade, justiça, companheirismo, amor e amizade. A revolução deveria ter sido feita nas nossas cabeças, e não apenas aparentemente no sistema partidário. Estou cansada, mesmo muito. Talvez seja apenas de hoje, ou de amanhã e algo acontece que me transforma novamente. Mas desta vez não quero cruzar tanto os braços, e não vou fazê-lo.

Mas não escondo: estou muito cansada e quero lutar para mudar tudo isto. Mas não consigo fazê-lo sozinha. Alguém me acompanha? Não tenho medo, apenas estou sem fôlego para mais uma luta sozinha, e o meu pai não se cansa de me chamar à realidade e ditar que não posso mudar o mundo sozinha. Devo ter nascido inconformada já!
Feliz dia 25 de Abril! (é feriado, pelo menos por isso muitos ficarão felizes...)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!
Estou tao cansada... Só falta um... segunda as 20horas estou temporariamente de férias :D Que ansia de lá chegar... P.S. Bom Jogo de Portugal!! Miguel no seu melhor, e o nervosismo do Ronaldo em marcar um golo teve a sua piada... bom golo de Deco, mas sem esquecer o enorme trabalho de Figo! Diria que o golo deveu mais aos pés do Figo do que propriamente ao Deco! Mas isto sou eu que nao gosto dele (repararam que ele era o único que nao estava a cantar o hino nacional!!! eu reparei... pudera... ele é brasileiro.. pff... e podem trucidar-me mas esta é a minha opiniao!).. e foi um bom jogo! Agora é rezar para a Argentina nao nos calhar na rifa...