Avançar para o conteúdo principal

O costume....

O Procurador Geral da República instaurou ao presidente da Eurojust, Lopes da Costa, um processo disciplinar por este alegadamente ter exercido pressões no âmbito do caso Freeport. O assunto já chateia e aborrece: Freeport praki Freeport prakolá. Por mim só voltava a ouvir falar disto quando todos os pontos estivessem colocados nos devidos "is", mas que pode uma mísera pessoa como eu fazer? Este fim-de-semana tentei inteirar-me do caso e apercebi-me de uns factos interessantes, que passo a citar:

* Antes de mais, a Eurojust é apenas a agência europeia que trata da justiça e coordenação judicial entre os 27 Estados-membros da união europeia. Coisa séria, ãh!?

* Lopes da Mota é o 2.º Presidente desta agência, criada há sete anos, tendo sido nomeado membro nacional da instituição e, depois eleito pelo colégio dos 27 elementos. As regras prevêem apenas a substituição do seu presidente por vontade do seu país, a demissão pedida pelo próprio ou o seu falecimento. Posso ter um contrato semelhante, por favor? Já para não falar do vencimento...

* Lopes da Mota alegadamente exerceu pressões junto de dois Procuradores do Departamento Central de Investigação e de Acção Penal (DCIAP), Vítor Magalhães e Paes Faria, títulares da investigação ao licenciamento do outlet de Alcochete. E onde andam agora estes dois ganbuzinos? Ainda estão a trabalhar como procuradores ou estão em casa, a esperar que termine esta investigação?

* Na época do licenciamento do Freeport, Carlos Guerra dirigia o Instituto de Conservação da Natureza (ICN), e é irmão do magistrado José Guerra colocado nos serviços do Eurojust. Oh well, Portugal será sempre o país das cunhas! Há coisas que nunca vão mudar mesmo...

* O procurador Lopes da Mota foi alvo, em 2005, de um inquérito interno do Ministério Público por suspeita de ter fornecido informações a Fátima Felgueiras sobre o processo do "saco azul". Como é que alguém com um inquérito do Ministério Público, é eleito para uma agência da envergadura do Eurojust? Há perguntas mesmo pertinentes para a minha mísera pessoa..E aliás, este inquérito já foi encerrado?

* O cabeça de lista do PS às eleições europeias, Vital Moreira, já deu o seu parecer de que no lugar de Lopes da Mota se devia demitir por existirem fortes indícios de ter havido, de facto, uma infracção. Sim senhor! Quase que me convenceu a votar nele, só por isto...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!
Estou tao cansada... Só falta um... segunda as 20horas estou temporariamente de férias :D Que ansia de lá chegar... P.S. Bom Jogo de Portugal!! Miguel no seu melhor, e o nervosismo do Ronaldo em marcar um golo teve a sua piada... bom golo de Deco, mas sem esquecer o enorme trabalho de Figo! Diria que o golo deveu mais aos pés do Figo do que propriamente ao Deco! Mas isto sou eu que nao gosto dele (repararam que ele era o único que nao estava a cantar o hino nacional!!! eu reparei... pudera... ele é brasileiro.. pff... e podem trucidar-me mas esta é a minha opiniao!).. e foi um bom jogo! Agora é rezar para a Argentina nao nos calhar na rifa...