Avançar para o conteúdo principal

Um por todos e todos por um!

Tenho por opção ser optimista, mas realista, muito realista. Que a situação do país não é boa, já todos nós sabemos há muito tempo. Que existe uma coisa a que chamamos défice, e que cresce sem parar por estes lados, também não é novidade sobretudo desde que Manuela Ferreira Leite foi ministra das Finanças e fazia questão de nos lembrar isso frequentemente.

Agora li que estamos na lista dos 20 países mais endividados do mundo. Haverá razões para preocupações? O meu optimismo diz-me que não, visto que o Japão, sim o Japão, ocupa o 2.º lugar da lista e nós o 19.º, a Itália de Berlusconi também figura pelo 10.º lugar, tal como a Grécia no 8.º. E as conclusões ditam que a dívida portuguesa está ao mesmo nível da alemã, sim essa grande potência, e melhor ainda, a nossa situação económica está melhorzita do que a francesa. Ou seja, haverão razões para preocupações? A mim parece-me que não.

Tudo isto é justificado pela crise, e consequentes planos de estímulo económicos, combinados com o apoio às empresas e ao sector financeiro de forma aos países não irem por água abaixo como aconteceu pelas terras da Islândia. Com tantas ajudas, é inerente que as despesas do estado tenham aumentado, o mesmo acontecenco com a dívida contraída ao exterior. Estima-se que a dívida portuguesa venha a atingir os 85,9% do PIB no próximo ano, mas os especialistas ditam que as contas nacionais não estão ao nível das irlandesas, gregas ou italianas, perto da bancarrota. Segundo concluem os especialistas, o problema das finanças portuguesas está relacionado com a realidade exterior de crise e falta de financiamento e investimento.

Não vejo razões para alarmes de maior. A única coisa que me preocupa são as eleições no final deste ano, que por tudo aquilo com que mexem, irão também mexer negativamente na economia. Uma maioria absoluta é necessária mas não previsível, mas acredito em Portugal e nos portugueses e que vamos sair desta melhor do que alguma vez pensamos. Apenas temos de atentar que o trabalho é algo que tem de ser feito, mesmo quando parece que não vale a pena, por isto ou por aquilo. Mas se pararmos estamos a prejudicar o nosso país, que tanto trabalho deu a construir pelos nossos antepassados. Vamos vencer a crise!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!
Estou tao cansada... Só falta um... segunda as 20horas estou temporariamente de férias :D Que ansia de lá chegar... P.S. Bom Jogo de Portugal!! Miguel no seu melhor, e o nervosismo do Ronaldo em marcar um golo teve a sua piada... bom golo de Deco, mas sem esquecer o enorme trabalho de Figo! Diria que o golo deveu mais aos pés do Figo do que propriamente ao Deco! Mas isto sou eu que nao gosto dele (repararam que ele era o único que nao estava a cantar o hino nacional!!! eu reparei... pudera... ele é brasileiro.. pff... e podem trucidar-me mas esta é a minha opiniao!).. e foi um bom jogo! Agora é rezar para a Argentina nao nos calhar na rifa...