Avançar para o conteúdo principal

Prioridades

Ao que o Público noticiou em primeira mão esta semana, o primeiro-ministro português foi apanhado a fumar num avião fretado à TAP, numa viagem para a Venezuela. Ele e outros membros da sua comitiva. Pelo que pude ler na edição online do diário, Sócrates não foi dos primeiros a puxar de um cigarro, no final do jantar, e já pediu desculpa pelo feito. Não defendendo nem aliviando o peso de, supostamente, ser um dos exemplos para o povo português, penso que o alarido político criado à volta deste caso foi um exagero. Sobretudo no dia em que algo mais grave sucedeu, o gasóleo e a gasolina aumentaram 3 cêntimos. E sobre isto, o alarido é menor ou até mesmo, inexistente.

Nas notícias escritas por todo o universo web, crescem hora após hora, comentários de ataque a José Sócrates, criminalizando o feito, atacando-o por isto e outras milhentas coisas. Os partidos políticos da oposição, como tão bem eles sabem fazer e como o fazem sempre sem pensar, criticaram alto e bom som e chamaram a ASAE, qual polícia política que deve fazer cumprir as leis do país. Aquilo que muitos previram aquando da aplicação da nova lei do tabaco, de que iríamos voltar ao tempo da PIDE, da perseguição e calúnia e denúncia, etc. etc., parece cumprido. Mas da parte dos que o previram e criticaram. Sim, daqueles que acusam e acusaram a ASAE disto e daquilo, agora já fazem denúncias e pedem para que ela actue celeremente.

Concordo plenamente com a nova lei do tabaco e acredito que se houver respeito pelos outros e educação, não será assim tão difícil de se cumprir. E, claro, se se conhecer bem a cidade, aldeia, vila e soubermos quais os recantos "azuis" e "vermelhos" (pela primeira vez na minha história prefiro os azuis ao invés dos vermelhos...). José Sócrates e todos os fumadores da sua comitiva cometeram um erro, já o admitiram, e agora vamos esquecer tudo isto e centrar-nos em algo bem mais importante.

Só queria acrescentar mais um ponto que me parece de suma importância: esta não era a primeira vez que a comitiva de Sócrates fuma num voo fretado, e, pasmem-se os adoradores de Cavaco Silva, nas visitas oficiais do nosso Presidente da República também é habitual fumar-se no avião (não ouvi nenhuma das televisões falar disto, e muito meno os políticos da oposição...). A questão que me surgiu é: não será Cavaco Silva alguém com mais idade e responsabilidades políticas que Sócrates, que possa ser chamado de exemplo para a nação? Não o sigo como exemplo, mas a par das estatísticas ele é o herói deste país... agora, claro, que a curta memória já nos levou os seus belos tempos de governação!

E o gasóleo e gasolina! Ninguém se preocupa? 3 cêntimos no meu tempo eram seis escudos! E era dinheiro, agora já não é? Li há pouco que esta noite voltou a subir na BP, dois cêntimos para um lado e um cêntimo para o outro. É óbvio para mim, que não passa deste fim-de-semana um aumento nas outras gasolineiras! Em menos de uma semana...e ninguém diz ou faz nada. Onde estão os partidos da oposição numa altura como esta? Critiquem! Façam alguma coisa! Ou um dia destes não podemos comer porque os alimentos estão caríssimos, sair de casa com carro será impossível, os transportes públicos estarão demasiado caros para serem utilizados e só nos resta limpar o pó da velha bicicleta! Se calhar a saúde ia agradecer mas...

Ontem à noite, num momento de zapping, passei pelo programa do Malato onde estava a jornalista Felícia Cabrita. Ele tinha acabado de lhe dar muitos, mesmo muitos, um monte enorme, cadernos para ela escrever (é adversa aos computadores, prefere o físico do papel e da caneta ou do lápis...). O monte era mesmo muito grande, mas à pergunta "isto vai dar para quanto tempo? Uma semana, um mês, ou um ano?", ela olhou, analisou e respondeu, "com o estado do país, vou devorar isto num ápice". E o monte era mesmo muito grande...!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!
Estou tao cansada... Só falta um... segunda as 20horas estou temporariamente de férias :D Que ansia de lá chegar... P.S. Bom Jogo de Portugal!! Miguel no seu melhor, e o nervosismo do Ronaldo em marcar um golo teve a sua piada... bom golo de Deco, mas sem esquecer o enorme trabalho de Figo! Diria que o golo deveu mais aos pés do Figo do que propriamente ao Deco! Mas isto sou eu que nao gosto dele (repararam que ele era o único que nao estava a cantar o hino nacional!!! eu reparei... pudera... ele é brasileiro.. pff... e podem trucidar-me mas esta é a minha opiniao!).. e foi um bom jogo! Agora é rezar para a Argentina nao nos calhar na rifa...