Avançar para o conteúdo principal

Efeitos de Santarém

«JSD cancela iniciativa contra violação da liberdade de imprensa

A Juventude Social-Democrata (JSD) cancelou uma iniciativa prevista para hoje, em Mafra, pedindo liberdade de imprensa na Rússia. Num comunicado emitido ao inicio da noite, Pedro Rodrigues, presidente daquela estrutura “laranja”, justifica a decisão: “Sentimos um descontrolo absoluto de alguns membros do governo relativamente a esta iniciativa, como se a acção em causa fosse arruinar todo o esforço de sucesso da presidência portuguesa.” Ao DN, escusou-se a especificar a crítica. “Para que não se diga que algo correu mal devido à iniciativa, optámos por suspender”, acrescentou o documento.
A iniciativa da JSD previa a afixação de uma faixa em frente ao Convento de Mafra, onde decorre hoje a cimeira EU / Rússia, com a mensagem “Sem Liberdade, não há Verdade”. Apesar do cancelamento, a JSD defende que a Europa “devia ser menos envergonhada” nesta denúncia. »


« Militares da FAP falham almoços

Processos disciplinares a quem participou em protestos públicos pode condicionar promoções na carreira
Militares do Centro Operacional da Força Aérea (FAP), em Monsanto, e da base aérea de Sintra faltaram às refeições na terça-feira e ontem, respectivamente, em solidariedade com camaradas alvo de processos disciplinares, informou a Associação Nacional de Sargentos.
Os levantamentos de rancho terão sido suscitados pela “indignação” face a novos desenvolvimentos relacionados com os processos disciplinares a que foram sujeitos militares do ramo envolvidos em protestos públicos.»

Parece que muita coisa anda mal em Portugal... ou não...! A começar pela pobreza que não pára de aumentar, passando pelo desemprego crescente que acaba com os sonhos dos jovens e terminando na contínua corrupção e roubo por parte dos mais influentes. E alguém tenta mudar o panorama? Talvez não se possa fazer nada, a culpa talvez seja do sistema, das pessoas, da educação, de tudo o que nos rodeia e nos foram ensinado como sendo normal. Mas não o é!

A justiça, se é que ela ainda existe, está cada vez menos forte e a única existente é a do povo. Aquela que é feita pelas mãos de quem sofreu algum tipo de injustiça, de quem não foi ajudado por aquilo a que chamam leis, ou código do processo penal ou legislação. Onde anda isso? É cumprido?

Vejamos dois dos casos mais polémicos e falados:

Processo Casa Pia: vai durar e durar... anos e anos e anos, e quando finalmente terminar já os acusados não estarão a respirar há muito tempo e só aí o povo português irá acordar da letargia onde se situa neste momento. Os maiores prejudicados? É óbvio: as crianças! Elas são sempre as mais prejudicadas…

Apito Dourado: no final a culpa vai ser do sistema. Diariamente vemos nitidamente na televisão árbitros corruptos que assinalam penalidades imaginárias e dão minutos longos de compensação por um tempo que não foi gasto no manuseamento de uma bola. Culpados? Ninguém! Serão todos uns inocentes que dão muito da sua vida ao futebol e aos grandes e pequenos clubes sem que isso signifique dinheiro. E onde fica a justiça? Não fica… a vida continua, os roubos continuam, a corrupção continua, sem que isso signifique que tem de haver justiça porque supostamente vivemos numa sociedade regida com leis, pelas quais todos nós temos de nos guiar. (Não acuso ninguém especificamente até porque já deixei de ver futebol tamanha a minha indignação por aquilo que se passa! Nem mesmo os jogos do “meu” Benfica...)

Mas vejamos as notícias que originaram este post: a liberdade de imprensa não existe na Rússia e vários (muitos!) jornalistas já morreram em consequência disso, outros simplesmente têm a sua vida transformada num pesadelo contínuo, regendo-se por mil cuidados quando saem à rua e não escrevendo aquilo que lhes vai no pensamento. Justo? Sim, num país que se diz democrático mas que não vive qualquer liberdade.

E nós, um país democrático, supostamente preocupados com as fragilidades dos outros países, o que fazemos? Até temos a ideia de fazer uma manifestação, não para enervar o presidente russo mas para o chamar a atenção para o facto de não concordarmos com a politica dele de não liberdade para a escrita. E, por questões de aparência, de “queremos que tudo corra como se o mundo fosse cor-de-rosa”, resignamo-nos e não fazemos a manifestação. Não sou da JSD nem apoiante nem simpatizante mas gostava imenso da ideia e era bem capaz de me juntar a eles nesta luta pela liberdade dos outros (e sobretudo pela nossa!!!). No entanto, com este cancelamento, por estas razoes não justificáveis, não entendo e sinto alguma vergonha por ser do país que cancelou esta extraordinária ideia: Portugal! Onde há uns anos atrás houveram uns rapazes, num determinado dia, que não se importaram de dar a sua própria vida para que hoje pudéssemos votar, falar e organizar manifestações. Por uma questão de protocolo resolvemos não as fazer…! Oh yeah!

Da segunda notícia surgiram as primeiras linhas deste post. As pessoas mais velhas não param de repetir que quando os militares se manifestam é porque algo vai muito mal. Felizmente que alguém se manifesta neste Portugal de egoístas e resignados. Para além disso não entendo porque razão os militares não podem participar em manifestações se foram muitos deles (a maioria?!) que nos garantiu essa liberdade ou possibilidade pouco aproveitada!

Sinto que estamos a voltar atrás, que as amarras estão a crescer, as injustiças residem em cada esquina e ninguém se apercebe. Gostava de sentir que “havia qualquer coisa no ar”, uma esperança de mudança, de renascer, de acordar, de olhar em volta e não só para o umbigo... mas é apenas um sonho! Longínquo...!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!
Estou tao cansada... Só falta um... segunda as 20horas estou temporariamente de férias :D Que ansia de lá chegar... P.S. Bom Jogo de Portugal!! Miguel no seu melhor, e o nervosismo do Ronaldo em marcar um golo teve a sua piada... bom golo de Deco, mas sem esquecer o enorme trabalho de Figo! Diria que o golo deveu mais aos pés do Figo do que propriamente ao Deco! Mas isto sou eu que nao gosto dele (repararam que ele era o único que nao estava a cantar o hino nacional!!! eu reparei... pudera... ele é brasileiro.. pff... e podem trucidar-me mas esta é a minha opiniao!).. e foi um bom jogo! Agora é rezar para a Argentina nao nos calhar na rifa...