Avançar para o conteúdo principal

Prédios em (des)construção?

Ontem, num passeio nocturno por Paço de Arcos encontrei uma velhota de cabelos brancos, simpática, solitária e muito conhecedora daquilo que a rodeia. Ora, ao lado da casa dela foram construídos há uns tempos longos, vários prédios... mas o projecto consistia na construção de vivendas tal como relatava um placard que durante muito tempo esteve em frente ao imenso terreno.

O que é facto é que começaram a construir uns "mamarrachos" ao invés de vivendas menos altas e mais vistosas. A construção parou porque, segundo me relatou a senhora de cabelos brancos, em frente aos prédios vive uma conhecida juíza, de casos complexos, numa casa que não tem janelas para a rua apenas para a frente da casa dela que fica nas traseiras, por uma questão de segurança.

Segundo a senhora, a juíza não aceitou aquelas construções porque alguém num andar acima poderia alvejá-la para dentro de casa, tendo acesso às únicas janelas de uma casa invulgar, de alguém que merece o mínimo de respeito e segurança. O processo foi interposto mas até agora ninguém sabe o que vai acontecer: as obras estão paradas, alguns andares já foram vendidos e continuam os prédios altos, podendo a qualquer momento alguém ciente da facilidade do acto, atingir a juíza na sua casa.

E como é que um construtor que faz projectos para uma meia dúzia de vivendas pode mudar o que tinha planeado para uma meia dúzia de prédios? Será legal (duh...)? Como poderá ter sido feito? A Câmara e demais organismos não tem responsabilidades nestes casos ou prefere não as ter quando o caso dá para o torto?

Com o abandono dos prédios a zona ficou mais perigosa por ser a zona de paragem de muitos toxicodependentes que se refugiam nas paredes de tijolos, longe de olhares indescretos, e várias casas nas imediações foram assaltadas o que não acontecia antigamente. Muitas perguntas sem resposta, muitas indignações caladas, muitas revoltas silenciadas e uma certeza: quem tem poder consegue o que quer...

Obviamente há que lembrar que Paço de Arcos faz parte do Concelho de Oeiras, cuja câmara municipal é presidida pelo mediático Isaltino Morais... Paço de Arcos é uma vila pequena, recatada, com a maioria das pessoas oriunda da classe baixa ou média, onde este tipo de situações pode acontecer pela calada. Sem que os media saibam o que se passa, e sem que os populares possam fazer ouvir as suas vozes de modo a relatar o que se passa no seu pequeno mundo.

Outra história é que na mesma zona, há uns anos atrás, foi construído um prédio, pintado, pronto a ser habitado. E num dado dia, sem que ninguém consiga contabilizar as horas exactas ruiu sem dizer um "ai". Sorte: ainda não estava habitado. Questão: Como é que um prédio recentemente construído cai?

P.S.: Em Coimbra há uma situação semelhante, de uns prédios construídos com andares a mais. O construtor foi obrigado a tirar o que não estava no projecto, ou que estava mas não devia estar. Até hoje os prédios continuam em construção, sem modificação nos andares e sem data marcada para poderem ser habitados. Pelo que sei, muitos andares, se não todos ou quase todos, já foram comprados...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!
Estou tao cansada... Só falta um... segunda as 20horas estou temporariamente de férias :D Que ansia de lá chegar... P.S. Bom Jogo de Portugal!! Miguel no seu melhor, e o nervosismo do Ronaldo em marcar um golo teve a sua piada... bom golo de Deco, mas sem esquecer o enorme trabalho de Figo! Diria que o golo deveu mais aos pés do Figo do que propriamente ao Deco! Mas isto sou eu que nao gosto dele (repararam que ele era o único que nao estava a cantar o hino nacional!!! eu reparei... pudera... ele é brasileiro.. pff... e podem trucidar-me mas esta é a minha opiniao!).. e foi um bom jogo! Agora é rezar para a Argentina nao nos calhar na rifa...