Avançar para o conteúdo principal

O lixo é ... no lixo!

Ao entrar hoje na camioneta que liga a minha pequena aldeia à cidade de Coimbra, fiquei atónita ao visualizar o espaço em que me tinha metido. A dita viatura tinha dois andares, e porque gosto de observar o máximo de realidade, desloquei-me para o andar de cima. Quando entro para o corredor visualizo uma cena deprimente: sacos, pacotes do Macdonalds, bolachas, papéis, ou seja, lixo por todo o lado. Tento procurar um lugar minimamente asseado, o que se revelou infrutífero porque todos as cadeiras tinham lixo em baixo ou mesmo por cima delas, e ainda a sair dos pequenos contentores em frente.

Aparvalhada com a situação tento encontrar o "menos mal", e no meio de muitas andanças no corredor, para trás e para a frente, a ouvir os comentários das pessoas, lá encontro um local mais decente que o último. Sentei-me e pensei: "Mas que raio se passou aqui? Parece que houve um furacão!"... facto impossível por as janelas estarem intactas (piada... rir!...).

Perto da paragem de saída, ao lado do também imundo Mondego, desço antecipadamente e pergunto ao condutor o que se tinha passado. Ao que ele lá se foi desculpando, "Houve uma visita de estudo e deixaram a camioneta neste estado". Ao que eu retorqui: "E a rodoviária não deveria ter limpo isto? É que está imenso lixo lá em cima, pacotes inteiros do Macdonalds, guardanapos no chão, bolachas por todo o lado e até promoções do Happy Meal!" Ao que ele se desculpa e diz que não teve culpa, aquela tinha sido a camioneta que lhe tinha saído naquele dia e ainda não tinha tido tempo de a limpar. Para além de não ser suposto terem deixado a camioneta naquele estado... pois!

Aliás, não é obrigação dele limpar nada daquilo, foi o que pensei e lhe disse. E entretanto lembrei-me de quando tinha viagens de estudo. Por um lado não iamos ao Macdonalds, levávamos "farnel" de casa, o que era mais saudável e barato. E por outro lado, as professoras tinham a atenção de no final da viagem inspecionar a camioneta a ver se havia ou não lixo, para além de existir sempre uma saca para o lixo num canto qualquer. Mas, e acima de tudo, éramos bem educados e sabíamos de antemão, que o lixo não se deitava para o chão e por isso, muitos de nós já levavamos de casa sacos de plásticos direccionados para transportar o lixo, caso isso fosse necessário.

Achei que devia contar esta história porque me impressionou a falta de educação e respeitos dos alunos e professores que foram na dita viagem. Uns não receberam educação que lhes permitisse entender que o lixo não se coloca no chão, e outros porque não tiveram a decência de deixar o transporte como ele lhes chegou às mãos. O justo seria na próxima viagem de estudo daqueles alunos e professores, o transporte lhes aparecesse exactamente como o deixaram nesta última. Mas a vida não é mesmo justa...!

Comentários

Edgar Caetano disse…
times, they are...a 'changing...
Mooncry disse…
Estupidamente... não deviam! Não quero viver num mundo onde o lixo impera!
Sob a forma de lixo mesmo... porque outras formas de lixo estão a aumentar a olhos vistos :|

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans