Avançar para o conteúdo principal

A inevitável mudança

A França está ao rubro! Depois de uma primeira volta nas eleições presidenciais muito participativa, com 85% dos eleitores a exercerem o seu direito de voto, a próxima etapa será escolher entre um candidato de esquerda e outro de direita. Direita versus Esquerda! Ou Homem versus Mulher!

Este duelo final culminará no próximo dia 6 de Maio, com a 2ª volta das eleições, e no entretanto, tudo é possível para se vencer a denominada "guerra civil". Dum lado temos o conservador Nicolas Sarkozy, filho de aristocratas húngaros imigrados em França (engraçado ele ser filho de imigrantes e mesmo assim, estar contra a imigração...), e do outro, Ségolène Royal, filha de um oficial do exército e mãe de quatro filhos. A única certeza é o culminar do reinado de 26 anos do defunto socialista François Miterrand e do Presidente ainda em funções, Jacques Chirac.

As reformas em França foram sendo adiadas, ou impostas com alguma brutalidade, o que no futuro não poderá acontecer pela esperança depositada num destes candidatos. As expectativas são muito elevadas e o não cumprimento pode desembocar numa guerra civil no futuro... com mais carros ardidos e violência nos bairros dos subúrbios de Paris, e outras cidades!

Segundo todas as sondagens- a França é o país que mais sondagens consome - Sarkozy será o vencedor, apesar da distância entre este candidato conservador se estar a encurtar relativamente à sua rival de esquerda. Sarkozy que ontem proclamou: "Desafio os franceses a romperem realmente com o espírito, com o comportamento e com as ideias de Maio de 68". Não sou francesa mas se o fosse não ia gostar destas palavras...!

Jean-Marie Le Pen foi um dos derrotados da primeira volta destas eleições, mas o vencedor numa outra batalha. Como ele próprio reconhece: "ganhámos a batalha das ideias - a nação e o patriotismo, a imigração e a insegurança foram postas no centro da campanha por adversários que ainda ontem repudiavam estas noções com um ar enojado".

A (quase) inevitável vitória de Sarkozy assusta-me mas lembro-me um dia de alguém dizer que a história é feita de ciclos, bons e maus. Talvez tenhamos de passar por um tempo de ditadura, e ausência de liberdades, discriminação e outras coisas que Sarkozy promete. Tenhamos de recuar cinquenta anos para assim darmos um passo verdadeiro! rumo ao futuro. Talvez assim haja uma nova revolução! ... verdadeira!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!
Estou tao cansada... Só falta um... segunda as 20horas estou temporariamente de férias :D Que ansia de lá chegar... P.S. Bom Jogo de Portugal!! Miguel no seu melhor, e o nervosismo do Ronaldo em marcar um golo teve a sua piada... bom golo de Deco, mas sem esquecer o enorme trabalho de Figo! Diria que o golo deveu mais aos pés do Figo do que propriamente ao Deco! Mas isto sou eu que nao gosto dele (repararam que ele era o único que nao estava a cantar o hino nacional!!! eu reparei... pudera... ele é brasileiro.. pff... e podem trucidar-me mas esta é a minha opiniao!).. e foi um bom jogo! Agora é rezar para a Argentina nao nos calhar na rifa...