Avançar para o conteúdo principal

Alguém muito corajoso

Antonio Salas é o pseudónimo de um jornalista de investigação que conseguiu infiltrar-se no movimento neonazi espanhol, durante quase um ano. A questão do anonimato é fulcral por motivos óbvios, e por já ter recebido inúmeras ameaças de morte por aquilo que fez.

Mas este não é o único caso de perigo, infiltrações, câmaras ocultas e microfones escondidos na vida deste jornalista. Desde 2000 que já se infiltrou em perigosas seitas, grupos de crime organizado e movimentos extremistas, sempre com câmaras ocultas e microfones. Para que nada fique perdido, nem mesmo se Antonio, ou qual seja o seu nome verdadeiro, morra em serviço. Muitas destas gravações já foram usadas em tribunal!

"Diário de Um Skin" (publicado em Espanha em 2003 e prestes a originar um filme ou uma série) é uma confissão de tudo o que se passou duranto o ano em que esteve camuflado sobre uma identidade falsa e uma personagem credível. A entrevista a este corajoso jornalista, publicada na Visão da última semana, aguçou-me a curiosidade e hoje, numa ida a uma livraria, não resisti e trouxe o livro. Prometo voltar a este assunto quando o tiver terminado, mas já agora aqui fica a publicidade... já li umas linhas e promete! Parece-me bem escrito e muito, muito, muito revelador!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu...

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!