Avançar para o conteúdo principal

Ano mortal para os jornalistas

O Instituto Internacional da Imprensa considerou o ano de 2006 como o mais mortífero para os jornalistas, com cem mortes registadas, mais 45 do que no ano anterior. O Iraque está, pelo quarto ano consecutivo, no topo da lista dos países onde mais jornalistas são assassinados, a registar 46 mortes. Calcula-se que desde o início da ocupação no Iraque, há quatro anos atrás, já tenham morrido 196 profisionais da comunicação. "Os assassinatos e sequestros de jornalistas locais converteram o Iraque no país mais perigoso de todos para o trabalho de informação pública", revelou o Instituto no seu relatório anual apresentado esta semana em Viena.

O Iraque é seguido das Filipinas com 10 mortos registados o ano passado. O México vem a seguir com sete jornalistas mortos, seguido do Sri Lanka (5), Paquistão (4), Afeganistão (3), Columbia (3), Venezuela, China e Rússia, todos com dois. A Rússia é o único país europeu a figurar na lista, com 43 profissionais mortos desde 1997. Cuba é considerado como "a maior prisão" destes profissionais da comunicação por ter prendido 25 jornalistas em 2006.

Antes de 2006, o ano mais mortífero tinha sido em 1999, com 86 mortes registadas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aquele mito...

Kurt Cobain deixou uma clínica de desintoxicação em Marina Del Rey na Califórnia no dia 1 de Abril de 1994, tendo sido dado como desaparecido. Foi encontrado morto sete dias depois. Courtney Love estava em Los Angeles (segundo ela em trabalho, o que muito espantou a sua manager, Rosemary Carroll) e contratou o investigador Tom Grant para encontrar o seu marido. Tom sempre duvidou da tese da polícia de "suicídio", e por isso durante meses investigou o caso, contrapôs provas e factos, entrevistou amigos próximos e familiares de Kurt. Chegou à conclusão que Courtney Love e Michael Dewitt (o empregado que vivia na casa de Seattle) estavam envolvidos numa conspiração que resultou na morte do líder dos Nirvana. Parecia que não era a primeira vez que Courtney atentava contra a vida de Kurt, mas tinha sido a primeira com êxito! Em Dezembro de 1994 Tom começou a falar publicamente do que tinha descoberto, e viu-se alvo de várias ameaças físicas e legais, tal como os órgãos de comunica...

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!