segunda-feira, 5 de março de 2007

Viva a Liberdade!

Na minha volta diária pelo universo bloguista descobri um comentário de um anónimo, que o dono do blog decidiu publicar. Porque? Vale a pena ler, e descobrir! Aqui!

Salgueiro Maia, um dos grandes portugueses! Ficou em 11º lugar na contagem do programa da RTP, bem atrás de António de Oliveira Salazar! E quantos portugueses sabem quem foi Salazar, e quantos sabem quem foi Salgueiro Maia? Ainda num destes Sábados, falei em Salgueiro Maia a uma pessoa da minha idade, e notei na expressão dele, e depois confirmei perguntando directamente, que não sabia quem tinha sido Salgueiro Maia. Outra pessoa me surpreendeu ao dizer "era um dos capitães de Abril".

Há um grave problema em Portugal quando as pessoas não sabem quem foi Salgueiro Maia, sobretudo os jovens. Porque se há muita gente a quem devemos a liberdade que temos hoje, Salgueiro Maia é um deles! E todos nós deviamos saber disso! Quando penso seriamente nisto, fico com medo... sobretudo por já ter ouvido demasiadas histórias sucedidas antes de 1974. Por desejar que não se voltem a repetir, e por considerar que deviam ser repetidas exaustivamente para a opinião pública de forma a que não se perdessem no esquecimento do passar dos anos. Supondo que não seja tabu falar de vidas de sofrimento na ditadura... mas apenas supondo! Não foi assim há tanto tempo...

Eu votei em Salgueiro Maia para grande português, e votaria hoje novamente se ele não tivesse ficado em 11º lugar! É para mim o maior português, ou a representação de um conjunto de grandes portugueses... até porque não foi apenas ele que lutou pela nossa liberdade, pela vida que temos agora. Foram muitos outros... uns já esquecidos e outros nunca referenciados publicamente!

É o William Wallace português! Com uma diferença... não morreu há sete séculos atrás, sendo por isso inadmissível que hajam portugueses que não saibam quem foi, o que fez, e o que representou e ainda representa!

2 comentários:

gaga disse...

tu votaste no grande português?!?

Mooncry disse...

Sim! Porque?
Agora nesta última votação não votei...porque não está lá nenhum grande português. Na minha opinião, claro!