Avançar para o conteúdo principal

Um herói escocês

Há histórias que nos marcam e nos ficam na memória, para sempre. Há lendas antigas que permanecem vivas, em muito devido a filmes memoráveis. Há heróis que nunca vão deixar de o ser, em todo o mundo. E há filmes que são vistos dezenas e dezenas de vezes, nunca nos cansam, nunca nos deixam indiferentes e com os olhos secos!

Duvido que seja a única pessoa que vibra com a história apaixonante de William Wallace. É um dos maiores heróis da resistência escocesa contra a Inglaterra, e uma das maiores inspirações para a Humanidade, países em guerra e em luta pela independência. Lutou pela liberdade até à última respiração, e não conseguia imaginar viver sem ela. A liberdade, que implica muitas mais coisas do que aquilo que conseguimos imaginar...

Gosto da força, coragem, luta, persistência, valores inquebráveis que caracterizam Wallace. Gosto do filme em si, da realização, representação, música, vestuário e tudo o resto que caracteriza um filme. Gosto dos sentimentos que se acendem em alguns momentos, bastantes!, do filme... até chego a gostar dos meus olhos quando, ao verem um homem em sofrimento e com medo, consegue ter coragem para gritar pela última vez a palavra em que acredita. Contra tudo e contra todos! Gosto da mensagem que o filme transmite, e gosto que tenha existido alguém assim no mundo... mesmo que tenha vivido há sete séculos atrás. Consegue ser uma inspiração, um modelo, um herói, alguém que desejamos ter ao nosso lado para nos fazer viver todos os minutos sem olhar para trás, para nos fazer berrar antes de uma guerra, para nos fazer ter coragem da vida ou da morte! E gosto da Escócia, dos kilts, dos cabelos, das serras e montanhas, da pronúncia.

Não sou apenas eu que necessito de um Wallace para me espicaçar, mas o resto do mundo também agradecia um. Talvez um em cada canto! No Afeganistão, em Timor, no Iraque, na Rússia, no Tibete, na Dinamarca e em muitos mais países que precisam de alguém que os faça sentir que vale a pena lutar por algo melhor. Até em Portugal começa a fazer falta alguém que nos faça vibrar, ir às urnas, acreditar e sobretudo, ficar!

Existe um Monumento Nacional a Wallace em Stirling, na Escócia, para além de outros que também fazem referência, com estátuas, a este herói escocês. Também construíram uma estátua de Mel Gibson encarnando William Wallace, em sinal de reconhecimento e agradecimento pelo filme feito e história divulgada. Ainda existe a espada que Wallace empunhou na sua luta! Muitas coisas a visitar, um dia, quem sabe, na Escócia!

"Lutaram como poetas guerreiros. Lutaram como escoceses. E ganharam a sua liberdade!"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu...

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!