Avançar para o conteúdo principal

O perigo dos mimos

Não diria melhor Miguel! Vale a pena ler, aqui!

O estranho é que já há pais que apanham dos filhos, e chegam mesmo a ameaçar os pais de morte. Conheço um caso deste género, em que o rapaz, com a mesma idade que eu, já chegou a mandar a mãe para o hospital, e já ameaçou o pai de morte, ameaçando-o com um objecto, que agora não sei precisar! As causas deste comportamento são a ingestão excessiva de álcool, e também uma péssima educação, como devem imaginar. Este era um daqueles que sempre teve tudo aquilo que desejou, desde o dia em que nasceu! Resultados à vista...! Naturalmente que nem todos têm de ser assim, e assim espero!

Em Dezembro passado, contaram-me que uma criança de 8-10 anos, já não sei ao certo, tinha feito uma lista de prendas que gostaria de receber no Natal. E a família andava louca à procura dos desejos do pequeno... quem me contou foi à procura de um brinquedo no Porto, porque ele já tinha esgotado em Lisboa, Coimbra e no Porto parece que também não existia. E fiquei atónita...! Acho que o miúdo apenas não recebeu um dos brinquedos da lista...! Criança feliz!

Para espanto da minha ouvinte confessei que não tinha sido educada assim, que não tinha muitas prendas no Natal, mas que não era infeliz por isso. Acho que as crianças hoje em dia, ao terem tudo aquilo que querem, não dão valor a metade daquilo que recebem. Talvez por ter tido uma infância diferente ainda mantenha todos os meus brinquedos arrumados no sótão, e por me terem estragado um há uns tempos fiquei tão aborrecida. Coisa que não iria chatear a maioria das crianças de hoje! Não estou aqui para defender a minha educação, e muito menos a minha infância, mas sim para tentar explicar que dar todas as prendas que as crianças querem, geralmente não é o mais acertado! E não é por isso que elas são mais felizes!

Uma criança feliz é aquela que brinca, tem muitos amigos com quem se pode divertir. Tem o essencial e algumas das coisas que sempre quis, mas com os pais a explicarem-lhe que não vão comprar o supermercado todo porque não tem dinheiro, ou simplesmente (porque a maioria das vezes é verdade) não é assim tão essencial! Nunca tive uma playstation (como é possível pensam voces?), mas sentia todos os anos o cheiro da Primavera, quando andava de bicicleta com os meus amigos. Convivi com pessoas que não tiveram e não têm as mesmas oportunidades que eu, e por isso, nunca deixava comida no prato (ok ok... com a excepção do esparregado)! Porque sabia que o Rogério ou o Zé não tinham a variedade de alimentos que eu tinha a todas as refeições na minha mesa. Mas isto são outras histórias...!

Voltando ao assunto deste post. Até a minha sobrinha está a entrar por esta "onda"... quer, tem! Já chora no supermercado ao ver fiambre (ela adora!), e os pais são obrigados (dizem eles) a abrir o pacote e dar-lhe um pouco de fiambre, para ela parar de chorar. Ela tem um ano e meio!! Chamem-me fria ou insensível, mas eu não dava, e, aliás, não dou! Porque se hoje, já lhe dão tudo o que ela quer, com dezoito anos vai exigir(palavra certa!) aos pais aquilo que quiser. E em algumas situações pode tornar-se complicado...! E isto é uma realidade nos dias de hoje! Quantos jovens não exigem aos pais dinheiro para noitadas, ou o carro emprestado, ou as viagens pagas? Exigir sim!

A verdade é que daqui a uns anos esta situação estará bastante pior, e os nossos jovens só irão conseguir viver consoante aquilo que quiserem ter ou fazer. A palavra obrigação deixará de ter sentido, no meio de muitas outras importantes!

P.S.: Fui buscar agora a Visão à caixa de correio. Está estranha e diferente, não parece tão organizada como antes, mas apenas folheei, lendo apenas os cabeçalhos. O ideal seria que mudasse por dentro... acho que não há nenhuma reportagem da Time nesta edição (wee!).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans