Avançar para o conteúdo principal

Confissões aos 91 anos

Augusto Pinochet admitiu através de uma declaração lida pela sua mulher em Santiago do Chile, a sua responsabilidade política por tudo o que fez no Chile, entre 1973 e 1990, em que milhares e milhares de presos políticos foram assassinados e torturados.

A arrogância ditou o seguinte: "Hoje, perto do fim dos meus dias, quero dizer que não guardo rancor contra ninguém, que amo a minha pátria acima de tudo e que assumo a responsabilidade política por tudo o que foi feito e que não tinha outro objectivo senão tornar o Chile maior e evitar a sua desintegração". Rodeado pela sua família, defendeu o sangrento golpe militar que depôs Salvador Allende, presidente marxista e eleito em escrutínio livre. Jusfificou este acto como sendo necessário para evitar uma desintegração do país. No exterior cerca de 200 apoiantes cantaram-lhe os parabéns e entoaram "Longa vida ao Chile! Longa vida a Pinochet!", ao som de uma banda de mariachi que tocou uma das suas músicas favoritas.

Este comunicado lido no passado dia 25, data de aniversário de Pinochet, também serviu para enviar uma palavra de apoio e apreço "aos seus camaradas de armas, muitos dos quais estão presos, sofrendo perseguições e vingança", denunciando a violação dos direitos humanos de que foram vitimas os oficiais nos julgamentos. Também lamentou as perseguições, humilhações e injustiças de que tem sido alvo,tal como a sua família.

Confiante na justiça que a História lhe fará no futuro, o ex-ditador chileno terminou o seu discurso dizendo que "estou absolutamente seguro de que amanhã, depois das paixões políticas e dos ressentimentos terem chegado ao fim, a história julgará objectivamente o nosso trabalho e reconhecerá que colocamos o Chile no topo das nações do nosso continente."

Dois dias depois de ter proferido estas declarações, Pinochet foi colocado sob prisão domiciliária por conexão com o assassínio de dois guarda-costas do ex-presidente Salvador Allende, o homem que ele derrubou num golpe de estado em 1973.

Hoje de madrugada Augusto Pinochet sofreu um ataque de miocárdio, e foi de imediato internado num hospital militar em Santiago do Chile. O seu estado é considerado estável depois de uma intervenção cirúrgica ao coração para realizar um by-pass ou cirurgia de vascularização, estando neste momento a respirar sem assistência mecânica. No entanto, e apesar do ex-ditado estar consciente, a sua situação clínica é considerada como sendo grave.

De relembrar que a ditadura de Pinochet (1973-1990) foi responsável pela morte por motivos políticos de 3197 mortos, entre os quais cerca de mil pessoas desapareceram e cujos corpos ainda não foram encontrados. Cerca de 28 mil foram presos ilegalmente, torturados e alguns forçados ao exílio. Esta é a primeira vez que Pinochet assume a sua culpa nestes actos, sendo muitas das vezes acusados e culpados os seus subordinados pelos abusos e violações da lei. No entanto, o antigo ditador está indiciado em dois casos de violação de direitos humanos e fuga ao fisco, e estão pendentes dezenas (e dezenas!) de processos criminais, movidos por vítimas ou familiares das vítimas. Os tribunais têm abandonado estas acusações devido à saúde débil de Pinochet.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans