Avançar para o conteúdo principal

Hábitos dos adolescentes

Foi realizada uma investigação nos adolescentes portugueses, com o fim de descobrir os hábitos e maneiras de estar na vida. Os resultados deste ano são animadores por um lado, e preocupantes por outro, mas no geral revelam uma inversão dos resultados de 2002:

Existem menos fumadores do que há quatro anos atrás segundo o estudo, havendo uma maior prevalência entre as raparigas. Mas o que era considerado "moda" há uns anos atrás deixou de ter esse conceito, e eles estão cada vez mais alertas para os perigos desta droga legal. Apenas 5% dos inquiridos admitiu que fumava.

Há um maior cuidado e informação no uso do preservativo, havendo assim também uma maior informação sobre as doenças passíveis de serem transmitidas sem o uso dele. «A ideia de que é melhor esconder a sexualidade dos jovens, porque se sabem muito do assunto vão a correr experimentar, não é de todo verdade», é uma ideia defendida por Margarida Matos, coordenadora deste estudo, que se realizada em cada quatro anos.

Mas nem tudo são boas notícias, e uma das más é o aumento do consumo de alcool entre os adolescentes. A verdade é que começam a sair para discotecas e bares mais cedo, e 6% dos adoescentes atingidos por este estudo admitiram que já estiveram embriagados mais do que quatro vezes. Os resultados não foram tão preocupantes nos anos anteriores, com o ano de 2002 a revelar uma taxa de 5,3% e 4,2% quatro anos antes. Nos adolescentes com mais de 16 anos, este valor aumenta para 20% dos inquiridos.

Outra das conclusão é a alimentação que está a piorar cada vez mais. Os jovens tomam frequentemente o pequeno-almoço na escola, consumindo bolos e sumos doces, evitando o leite! Os vegetais e a sopa são cada vez menos ingeridos com o consentimento dos pais, e os almoços passam a ser frequentes no MacDonald's! Estes péssimos hábitos alimentares tem levado a um crescimento de determinadas doenças causadas exactamente pelo facto de a alimentação não ser a ideal. Problemas relacionados com o cólon, intestinos, a própria obesidade, diabetes... doenças que podem ficar para o resto da vida e causar imensos transtornos a quem a possui. É tão fácil de evitar...!

Comentários

A disse…
ia escrever aqui uma palermice qualquer, mas acho que vou deixa-la para o brain. obrigado pela inspiração :D
Mooncry disse…
:O
Até estou com medo do resultado final!

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu...

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!