Avançar para o conteúdo principal

Suicídio global

As emissões de gases com efeito de estufa estão a aumentar no planeta, apesar dos esforços requeridos no Protocolo de Quioto para reduzir e parar o aquecimento global, segundo constata um relatório da ONU. As emissões de dióxido de carbono e outros gases que provocam calor diminuiram nos anos 90 depois do colapso do bloco soviético e do encerramento de fábricas poluentes no leste da Europa. Mas entre 2000 e 2004 as emissões aumentaram 2,4% vindas de 41 países industrializados. O que significa que a diminuição dos gases com efeito de estufa está dependente das políticas ambientais destes países, dos quais os Estados Unidos é o maior poluidor.

Destes 41 países, 35 comprometeram-se a diminuir os níveis de emissao dos anos 90 em 5% até 2012. Os Estados Unidos rejeitaram este compromisso apesar de serem o principal poluidor mundial, com dois quintos dos gases com efeito de estufa em todo o planeta! Portugal, segundo um relatório da Comissão Europeia, é um dos sete estados-membros que poderá não conseguir cumprir as metas de Quioto, mesmo com medidas suplementares. Para além de Portugal, também a Espanha, França, Bélgica e Dinamarca não esperam atingir os objectivos de Quioto.

Caso não sejam tomadas medidas radicais nos próximos dez anos, o aquecimento global, resultante desta não diminuição da poluição, pode custar 5,5 biliões de euros à economia global, um custo comparável ao das duas guerras mundiais. Como consequência deste aquecimento global, irá aumentar a falta de água, o risco de inundações, ondas de calor e fogos florestais.

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, depois de ouvir estas notícias alarmantes, apelou à acção imediata e mundial para combater estas alterações, alertando para as consequências irreversíveis que irá provocar. E sublinhou que este tipo de decisões devem ser tomadas a nível mundial, até porque só assim terão um efeito positivo e eficaz. "Não há dúvida de que as consequências para o nosso planeta serão literalmente desastrosas num futuro próximo. Não há nada tão grave, nem tão urgente, nem que exija mais decisões", advertiu Blair.

Aconselho vivamente a leitura desta notícia no Público online! É um cenário demasiado preocupante aquele que está a surgir, e o mais alarmante são as atitudes de passividade colossal dos líderes mundiais que mais culpa têm neste caso. O lema mundial não parece ser vamos viver, mas sim, vamos matar o planeta para consequentemente também nós morrermos!Oh yeah!


O salvador Al Gore

O Governo britânico anunciou que escolheu o ex-vice-presidente norte-americano, Al Gore, como conselheiro da luta contra as mudanças climatéricas, que Londres pretende liderar a nível mundial. Gore foi vice-presidente na administração de Bill Clinton e foi o candidato democrata nas eleições para 2000, tendo perdido para George W. Bush, no meio de uma controvérsia devido ao número de votos. Converteu-se recentemente no salvador do ambiente e no líder no combate às alterações climatéricas e aquecimento global e lançou este ano o filme sobre este tema, denominado de "Uma Verdade Inconveniente".

O governo britânico pretende com esta escolha vnecer este problema e ganhar aliados num país que se recusa a cumprir as metas do Protocolo de Quioto, sendo no entanto, o principal país a produzir gases com efeito de estufa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Aquele mito...

Kurt Cobain deixou uma clínica de desintoxicação em Marina Del Rey na Califórnia no dia 1 de Abril de 1994, tendo sido dado como desaparecido. Foi encontrado morto sete dias depois. Courtney Love estava em Los Angeles (segundo ela em trabalho, o que muito espantou a sua manager, Rosemary Carroll) e contratou o investigador Tom Grant para encontrar o seu marido. Tom sempre duvidou da tese da polícia de "suicídio", e por isso durante meses investigou o caso, contrapôs provas e factos, entrevistou amigos próximos e familiares de Kurt. Chegou à conclusão que Courtney Love e Michael Dewitt (o empregado que vivia na casa de Seattle) estavam envolvidos numa conspiração que resultou na morte do líder dos Nirvana. Parecia que não era a primeira vez que Courtney atentava contra a vida de Kurt, mas tinha sido a primeira com êxito! Em Dezembro de 1994 Tom começou a falar publicamente do que tinha descoberto, e viu-se alvo de várias ameaças físicas e legais, tal como os órgãos de comunica...

Lindo!

Há pessoas que dizem precisar de um chocolate, um rebuçado, um abraço ou um beijo num determinado momento. Geralmente sem razão aparente... pois eu, neste momento, apetece-me ver Blind Zero ao vivo. O Miguel a cantar esta e outras canções. Sem justificação apenas a de um desejo grande! A razão... ficou o gostinho de o ouvir na Praça da República a cantar este cover!