quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Orgulho português


Francis Obikwelu é um atleta português, nascido na Nigéria. É especialista nos 100 e 200 metros de atletismo, como se pode comprovar no Europeu de Atletismo de 2006. Venceu graciosamente os 200 metros e sem dificuldades os 100! Há poucos minutos decorreu a corrida dos 200 metros e os nervos por aqui eram muitos. Tudo por culpa de uma veneração algo exacerbada da minha parte por este africano de olhar triste.

Desde o Campeonato da Europa de Atletismo de 2002 que conheço este atleta, e desde aí que tenho acompanhado a sua carreira. Nos Olímpicos de 2004 sofri, como muitos portugueses, e sorri com satisfação no final da prova dos 100 metros quando ele conseguiu arrecadar para o meu país uma medalha de prata. Ainda mais orgulhosa fiquei quando soube que aquela medalha tinha sido a primeira de sempre para Portugal em provas rápidas e constituia também o recorde europeu dos 100m livres com o tempo espectacular de 9,84 segundos!

Obikwelu veio para Portugal quando tinha 16 anos. Depois de ter sido rejeitado pelo Benfica e pelo Sporting não sentiu medo e foi para a construção civil no Algarve. Com muita preserverança aprendeu português e o seu professor ajudou-o nos contactos com o Belenenses, onde começou a correr. Apesar de permanecer no nosso país continuou a correr pela Nigéria, até os responsáveis nigerianos o abandonarem depois de ter sofrido uma lesão numa corrida pela Nigéria. Em 200o chegou mesmo a ir ao Canadá submeter-se a uma operação ao joelho, suportando todos os custos económicos que essa ida acarretou.

Em Outubro de 2001 adquiriu a nacionalidade portuguesa e actualmente corre pelo Sporting . Já arrecadou sete medalhas:
  • 3 Medalhas de Prata (Olímpicos de Atenas em 2004, Campeonatos do Mundo Atenas 1997, Campeonatos da Europa Munique 2002)
  • 1 Medalha de Bronze (Campeonatos do Mundo Sevilha 1999)
  • 3 Medalhas de Ouro (Campeonatos da Europa Munique 2002 e Gotemburgo 2006 nos 100 e 200 metros)

E não podia terminar este post sem voltar a referir o quão orgulhosa estou deste atleta radicado português (pelo menos este sabe o hino... e fala bem português!!!) ter corrido tão bem na Suécia. Obrigado Obikwelu! :) E bom bom seria um dia conhecê-lo, escrever sobre ele... seria mesmo muito bom!... podemos sempre sonhar..

Sem comentários: