Avançar para o conteúdo principal

Orgulho português


Francis Obikwelu é um atleta português, nascido na Nigéria. É especialista nos 100 e 200 metros de atletismo, como se pode comprovar no Europeu de Atletismo de 2006. Venceu graciosamente os 200 metros e sem dificuldades os 100! Há poucos minutos decorreu a corrida dos 200 metros e os nervos por aqui eram muitos. Tudo por culpa de uma veneração algo exacerbada da minha parte por este africano de olhar triste.

Desde o Campeonato da Europa de Atletismo de 2002 que conheço este atleta, e desde aí que tenho acompanhado a sua carreira. Nos Olímpicos de 2004 sofri, como muitos portugueses, e sorri com satisfação no final da prova dos 100 metros quando ele conseguiu arrecadar para o meu país uma medalha de prata. Ainda mais orgulhosa fiquei quando soube que aquela medalha tinha sido a primeira de sempre para Portugal em provas rápidas e constituia também o recorde europeu dos 100m livres com o tempo espectacular de 9,84 segundos!

Obikwelu veio para Portugal quando tinha 16 anos. Depois de ter sido rejeitado pelo Benfica e pelo Sporting não sentiu medo e foi para a construção civil no Algarve. Com muita preserverança aprendeu português e o seu professor ajudou-o nos contactos com o Belenenses, onde começou a correr. Apesar de permanecer no nosso país continuou a correr pela Nigéria, até os responsáveis nigerianos o abandonarem depois de ter sofrido uma lesão numa corrida pela Nigéria. Em 200o chegou mesmo a ir ao Canadá submeter-se a uma operação ao joelho, suportando todos os custos económicos que essa ida acarretou.

Em Outubro de 2001 adquiriu a nacionalidade portuguesa e actualmente corre pelo Sporting . Já arrecadou sete medalhas:
  • 3 Medalhas de Prata (Olímpicos de Atenas em 2004, Campeonatos do Mundo Atenas 1997, Campeonatos da Europa Munique 2002)
  • 1 Medalha de Bronze (Campeonatos do Mundo Sevilha 1999)
  • 3 Medalhas de Ouro (Campeonatos da Europa Munique 2002 e Gotemburgo 2006 nos 100 e 200 metros)

E não podia terminar este post sem voltar a referir o quão orgulhosa estou deste atleta radicado português (pelo menos este sabe o hino... e fala bem português!!!) ter corrido tão bem na Suécia. Obrigado Obikwelu! :) E bom bom seria um dia conhecê-lo, escrever sobre ele... seria mesmo muito bom!... podemos sempre sonhar..

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu...

Um modelo perfeito...

Desculpem lá... mas o Minuche deve ter sido modelo na sua outra vida! Estas fotos foram tiradas em um minuto.. sempre a disparar e já viram bem a posse dele... ;)

Agua... lixo... folhas...

Eu sei que tiro fotos a coisas estranhas... :) Buçaco 2005 :p Excer... uma igual a esta não tens tu ;) Muahaha!