domingo, 2 de julho de 2006

Portugal... nas meias finais.. do Mundial...


Ricardo, o guarda-redes da selecção portuguesa, entrou para a história dos Campeonatos do Mundo ao defender três marcas de grande penalidade, num único jogo. Algo também inédito para a selecção portuguesa porque lhe permitiu a passagem às meias-finais, feito não conseguido desde à cerca de 40 anos.

Os nervos foram muitos... o sofrimento aumentava à medida que o tempo ia passando. O desenrolar do jogo nas marcas de grande penalidade angustiaram-me e fizeram-me levantar da cadeira. Já não aguentava mais! Estar sentada e sossegada era um pesadelo perante tanta agitação que teimava em fervilhar dentro de mim. A 1ª defesa de Ricardo fez-me acreditar... acreditar como acreditei há 2 anos atrás, quando vi o Eusébio a gritar com um olhar confiante!... e ele também acreditou... defendeu de uma forma majestosa. As falhas de Hugo Viana e Petit irritaram-me mas perdoei-os quando Ricardo voltou a defender... Os saltos, os abraços, os sorrisos, os berros, as buzinadelas, o baloiçar da bandeira que se seguiram foram incontáveis e inesquecíveis... o sentimento de ontem e de hoje é inexplicável! apenas posso dizer que estou muito feliz... como a maioria dos portugueses! Afinal ainda há sonhos que se tornam em realidade... basta querer...!

Todos jogaram muito bem, sem falhas. Provaram que foram para a Alemanha motivados e com muita vontade de vencer, e ir até onde puderem. Olhar para o futuro e pensar que apenas precisamos de vencer mais um jogo para estar na final... é maravilhosamente assustador! Mesmo que isso não aconteça, os vice-campeões europeus estão nas meias-finais... e é tão agradável saber que o futebol do meu país é um dos quatro melhores do mundo! Porque ontem vencemos, não por sorte (como os ingleses teimam em convencer) mas por mérito... de todos os jogadores, técnicos, e apoiantes portugueses... e também venceu a crença de que podemos conseguir! Parabéns Portugal!

O que dizem os jornais deste jogo:

Público

Diário de Notícias

Jornal de Notícias

New York Times

The Guardian

É engraçado ver como cada jornal dá a sua perspectiva! E apenas comento o Diário de Notícias que dá o Ronaldo como herói quando ele apenas marcou um penalty... e o New York Times que, e chamo a atenção, transforma um texto de opinião numa notícia... supostamente imparcial! Vejam pelos vossos próprios olhos!

P.S. Portugal tem um novo ministro dos Negócios Estrangeiros: Luís Amado. (Quantos portugueses saberão disto!?) Ele é ministro da Defesa Nacional, mas a partir de amanhã esse cargo será ocupado por Nuno Severiano Teixeira. A posse dos novos governantes está marcada para amanhã ao meio-dia, no Palácio de Belém. Esta é a segunda remodelação que Sócrates faz, lembrando que a primeira substituição no executivo ocorreu há quase um ano, quando Campos e Cunha pediu ao primeiro-ministro a demissão do cargo de Ministro das Finanças, alegando motivos pessoais, familiares e cansaço.

Sem comentários: