Avançar para o conteúdo principal

Onde pára a liberdade?


Ainda não são 10 horas, mas de certo que não é a hora que me fez ficar atónita ao ler uma notícia. Vejam pelos vossos próprios olhos... pode ser que seja apenas um sonho... ou melhor, um pesadelo!

Rui Rio

«A autarquia, que havia prometido um subsídio de 11 mil euros para as comemorações de 2006, cancelou o apoio depois de ser alvo de críticas por parte dos promotores da iniciativa (...) "é difícil aceitar uma cláusula que imponha o silêncio". "Nós preservamos a crítica. Aliás, a crítica é benéfica para a comunidade desde que seja fundamentada"»

«O teor da cláusula, definida por alguns como uma espécie de "lei da rolha", levou já a CDU do Porto a pedir a avaliação da sua constitucionalidade. "É inadmissível do ponto de vista ético e moral", refere Rui Sá. Também Renato Sampaio, líder do PS/Porto, considera "antidemocrática" a medida (apesar do seu partido se ter abstido na câmara), e lembra que a "liberdade de expressão é o primado da democracia".

O autarca do Porto nega que haja "lei da rolha" na atribuição dos subsídios. Para Rio, a cláusula que impede críticas ao município é "algo da mais elementar regra de bom senso e educação, porque as instituições públicas também se têm que dar ao respeito". Em comunicado, a autarquia esclarece que "as propostas levadas às reuniões do executivo são objecto de rigorosa e prévia análise jurídica, que afere a sua legalidade". »


Ficaram completamente doidos... estes políticos! A pouco e pouco querem tirar a liberdade, a dignidade, a inteligência, o direito de resposta e crítica, só para quem pede para ter algumas benesses! E tudo começa com a Associação 25 de Abril! Tanta revolta que isto vai provocar quando se souber (se se souber, porque com a "doença" do futebol, esta vai ser uma notícia que vai passar ao lado de muitos portugueses!... tal como já aconteceu com outras notícias). É intolerável esta situação... e obviamente que tinha de começar no Porto. Com o Rui Rio! Esse senhor que não permite que os jornalistas publiquem certas e determinadas notícias sobre ele e as suas politiquices. Onde pára a democracia no meio disto tudo? Deixou de existir? Ou é apenas uma mera formalidade teórica, cada vez mais inexistente na prática!?

Que triste notícia para um dia tão especial! Um dia de orgulho para todos... a nossa selecção (apesar de tdas as críticas ao mister Scolari no inicio... onde andam os críticos nestes dias? Emigraram?...) está entre as oito melhores do Mundo!! Do Mundo... uau :) Mesmo que não passemos às 1/2 finais, chegar até aqui já teve um sabor muito especial! Entretanto a Argentina (de quem eu tanto gostava) ficou pelo caminho e regressa a casa, apesar dos pedidos de Maradona para vingarem a final de 1990 contra a Alemanha (acho que não me enganei na data...).

Hoje apesar do nervoso miudinho que já sinto... de não ter conseguido dormir... espero que vença a melhor equipa! E que a melhor equipa seja a nossa selecção :) Figo está na liderança da equipa, o que me tranquiliza, mas no futebol a sorte é muito importante! E tivemos tanta sorte no último jogo que não sei se restou alguma para este! O Ronaldo vai jogar!? Claro que sim.. nem que entre a manquejar!!!.. (boa jogada Scolari... meteste os "jornaleiros" todos ás cabeçadas uns aos outros).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans