Avançar para o conteúdo principal

Um novo jornal.. uma nova ideia


Oje é um novo jornal diário de economia que chega hoje às empresas e não às bancas. É insólito mas completamente inovador! O jornal apenas circula por assinaturas (actualmente com 11 mil) dentro de um circuito próprio de cerca de 140 empresas. Cinco mil exemplares serão distribuidos gratuitamente como acção de promoção de lançamento do título, em locais onde se concentram empresas que são potenciais clientes.

Quatro automóveis irão encarregar-se das entregas diárias em vários centros empresariais mas apenas na região de Lisboa, prevendo-se uma posterior entrega na região do Porto. É um novo canal de distribuição que permite fixar um preço (ultra) atractivo por assinatura: dois euros anuais para uma publicação de 24 páginas, editada de segunda a sexta-feira (uma verdadeira pechincha!). Obviamente que os particulares também podem assinar este jornal, mas terão de pagar portes de envio.

Tiago Cortez, administrador-delegado da Megafin, empresa detentora do Oje, aposta num conceito editorial de qualidade e isenção, assente na "utilidade do dia-a-dia para a empresa", com o enfoque na formação. Com uma primeira edição de 16 mil exemplares, é um projecto desenvolvido por 25 pessoas, entre as quais 12 redactores, dois paginadores e um fotógrafo. Este jornal diário aposta em textos curtos (com o máximo de três parágrafos), à excepçao do tema de destaque que ocupa duas páginas. Isto porque as pessoas têm pouco tempo para ler, e por isso precisam de informação concisa e rápida, ao estilo da Internet. E quando alguém quer informação mais desenvolvida, poderá consultar outros jornais ecónomicos como o Diário Económico e o Jornal de Negócios.

Para além da informação de economia, o Oje aposta diariamente em conteúdos sobre espectáculos, restaurantes ou saúde. Na área do desporto a atenção vai distribuir-se para o futebol, mas também para o rugby, vela, golfe ou ténis (será que são os desportos praticados pelos economistas?... porque não falam em atletismo ou futsal?...)

O Oje é parceiro do diário económico londrino gratuito City Ann.

Parece que em Coimbra também surgiu um novo jornal. O título é bastante original (pff), e por isso este jornal semanal se denomina de "O Novo Jornal" (segundo as minhas fontes, porque ainda nem sequer o vi). É bom que surjam novos títulos e novas ideias (como esta do Oje), mas é necessário que haja mercado! Os Jornais de referência estão a ter prejuízos avultados por não terem suficiente tiragem, e mesmo assim há coragem para fazer aparecer novos títulos. Acho bem... mas espero que juntamente com novos títulos surja um melhor jornalismo: isento, imparcial, e acima de tudo responsável por aquilo que diz.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans