Avançar para o conteúdo principal

Um exemplo de bom jornalismo

Jornalismo no seu melhor:
Ainda sobre este grande jornal da região de Coimbra, eis o texto de opinião que surgiu um destes dias nas suas páginas:
«Leitora desapontada:
Sou assinante do Vosso (o caps é do jornal.. vá-se lá saber porquê.. se calhar acham que são algum tipo de Deus!) jornal há vários anos e venho manifestar o meu desagrado perante o tratamento "jornalístico" dado (ou melhor, não dado) à apresentação de um ex-atleta de futebol da Associação Académica de Coimbra, cidadão nascido e criado nesta cidade.
De facto, a ida do jogador Zé Castro para o melhor campeonato de futebol do mundo e a sua apresentação na capital espanhola não mereceu da vossa parte qualquer referência. Porquê?
A resposta parece óbvia: total dependência em relação à actual Direcção da AAC-OAF. A partir desta altura, qualquer notícia relativa à Académica que seja por vós difundida merecer-me-á inevitavelmente todas as reservas.
Isabel Cruz
N.R.: O DIÁRIO AS BEIRAS, na sua exigência quotidiana de rigor e isenção, não está ao serviço de quem quer que seja - muito menos de um clube estrangeiro, de um jogador que decidiu trocar Coimbra por Madrid ou de campanhas anti-Académica.»
Pois é... basta ler e reler a resposta do dito jornal para perceber o quão imparciais eles são. O Zé Castro não trocou Coimbra por Madrid... como jogador profissional deseja o melhor para a sua carreira e por isso optou por Madrid, mas de certeza (e caindo na incerteza por não conhecer o dito jogador) que nunca trocaria Coimbra por nada no Mundo! Aliás, eu espero ir para fora de Coimbra, mas nunca vou trocar a minha cidade por outra... e muito menos por uma cidade estrangeira! Para além disso, a leitora não disse que o jornal estaria ao serviço de um clube estrangeiro ou de campanhas anti-Académica... mas como toda a gente sabe, a saída de Zé Castro da Académica deixou este clube na "mó de baixo". Por isso, o Diário As Beiras apenas está ao serviço dos interesses da Académica!
Para terminar quero aqui publicitar para quem quiser ouvir, que também eu me senti lesada por este jornal!! Sim... porque, estranhamente, era dado nas suas páginas mais destaque a uma equipa da 2ª divisão do que a uma equipa da 1ª Divisão ( e quando era dado destaque! Muitas vezes nem sequer falavam dela!). E sim, estou a falar da Académica e do Lousã. O Lousã tinha sempre direito a fotografia, e a uma notícia de meia página, ou mais!, ao passo que a Académica apenas se congratulava com uma coluna, e sem fotografia! Foram poucas as vezes em que foi garantida meia página aos relatos da Académica de rugby. Portanto... e sendo maliciosa, apenas posso dizer que a redacção do Diário As Beiras deve estar cheia de garrafas de Licor Beirão... e mais não digo ou ainda me colocam um processo por difamação.
E viva o Bom Jornalismo!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans