Avançar para o conteúdo principal

O que Sócrates (já) fez



Inglês para todos desde o básico:
Esta era uma das promessas eleitorais do socialista José Sócrates. Em apenas 7 meses o ensino do inglês no 1.º ciclo do básico passou de sonho a realidade, e este é um dos pontos fortes do plano de qualificação dos portugueses do primeiro-ministro. Outro dos desafios de Sócrates é a promoção do ensino artístico e do desporto escolar.

Vamos retirar 3.000.000 idosos da pobreza:
A promessa consistia em aumentar até 300 euros o apoio mensal aos pensionistas que recebessem uma pensão inferior. Ate agora o plano já abrange cerca de 613 idosos com mais de 80 anos sem rendimentos, propriedades ou filhos com rendimentos abonados. O plano prevê um alargamento até 2008, progressivamente, aos de 65 anos ou mais. Sócrates cumpriu por isso, 0,2% da sua promessa eleitoral, mas pelo menos cumpriu!

Plano Tecnológico: a nossa prioridade:
Esta foi a grande bandeira de Sócrates na campanha eleitoral de Fevereiro de 2005 e é a grande prioridade do Governo do PS, apesar de o Plano Tecnológico já ir no 3.º coordenador. No entanto, apesar de muitas medidas já estarem em curso os seus efeitos apenaos se irão notar daqui a uns anos, talvez para 2008. Exactamente um ano antes das próximas eleições legislativas, ano esse que se esperam resultados no crescimento e no emprego qualificado.

Recuperar 150.000 empregos:
Aqui procura-se o aumento dos postos de trabalho e não a diminuição do número de desempregados. Garante que, em 2005, entre emprego perdido e criado há um saldo positivo de 39 mil postos de trabalho. E o que é facto é que o desemprego baixou (apesar de pouco!) no mês de Fevereiro… pena que os media não dêem a importância devida a esta diminuição.

Cartão único contra a burocracia:
Num país onde a burocracia impera em todos os quadrantes, José Sócrates prometeu um cartão único que englobasse o bilhete de identidade, o cartão de contribuinte, o cartão da segurança social, o cartão de saúde e o cartão de eleitor. Isto tudo para facilitar a vida às pessoas e tornar a administração pública mais eficiente. O cartão será inicialmente emitido no final do ano nos Açores.

No Centro de Congressos de Lisboa, José Sócrates apresentou no dia 12 de Março o balanço do seu primeiro ano como primeiro-ministro. Além do reforço da confiança, colocou em marcha medidas como o Plano de Investimento em infra-estruturas Prioritárias, a Empresa na Hora, a Lei da Paridade, novas políticas de protecção social e mudanças na escola (alargamento do horário, refeições, alternativas do ensino tecnológico e profissional). Para o futuro, José Sócrates tem em vista novas parcerias, o processo de Bolonha, criar mais de 50% de lugares em creches e aumentar o apoio a idosos e deficientes.

O país está de facto em mudança, o que resta saber é se a mudança é para melhor ou para pior. Pelo pouco que me tenho apercebido só vamos notar essa mudança daqui a uns anos, e talvez aí dêem valor aquilo que este governo está a fazer. Apenas anotei o que de bom o Governo já fez, apesar de também haverem muitas coisas menos boas. Mas o que é facto, e atenção, não sou do partido do nosso primeiro-ministro, mas admito que já há muitos anos que não tínhamos um governo tão eficiente e implacável nas medidas. Não votei nele, e isso nem me passou pela cabeça, mas hoje e agora ao ver tudo aquilo que o partido em que votei tem feito (ou melhor, aquilo que não tem feito) arrependo-me e votaria no PS se fossem hoje as eleições. Se calhar os políticos da oposição deviam apresentar mais soluções ao invés de passarem a vida a criticar tudo e todos… como se eles fossem melhores ou piores.
A mudança em Portugal já há muito tempo que era necessária e ainda bem que houve alguém com a coragem para a fazer! O meu seminário é sobre política e marketing político, e tenho de admitir que o Sócrates leu os livrinhos todos: sabe cativar, sabe falar, sabe estar perante as câmaras, sabe sorrir para as objectivas, saber fazer-se de “amiguinho”. E o mais incrível foi a mudança que ocorreu desde que ele foi Ministro do Ambiente, até ganhar o Congresso e ser eleito primeiro-ministro. ahh! grande propaganda!!! Só espero que ele nunca chegue aos calcanhares do Mussolini, do Hitler ou, mais recentemente do Berlusconi. Mas não vai chegar pela única grande razão: não o vão deixar… E viva a democracia!!! :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans