Avançar para o conteúdo principal

Go Barack, go!


"Distanciado nas sondagens a menos de um mês das presidenciais norte-americanas, a campanha do candidato republicano John McCain decidiu arriscar tudo ao lançar uma série de ataques negativos contra o democrata Barack Obama. A candidata republicana à vice-presidência, Sarah Palin, abriu as hostilidades ao denunciar a alegada "camaradagem" entre Barack Obama e William Ayers, hoje um professor de Direito em Chicago, e que nos anos 60 foi membro de um grupo radical, o Weather Underground, responsável por uma série de protestos violentos contra a guerra do Vietname. (Não será algo bom, protestarmos contra algo que consideramos errado como o foi a Guerra do Vietname, e a actual Guerra do Iraque?)

A campanha de John McCain lançou hoje um novo anúncio televisivo, difundido a nível nacional, cujo título é: "perigoso". O anúncio acusa Obama de reduzir a acção americana no Afeganistão a "bombardeamentos aéreos sobre aldeias, provocando a morte de civis". A citação completa do senador do Illinois, que remonta ao mês de Agosto de 2007, é: "nós devemos terminar o trabalho (no Afeganistão) e tal exige a existência de tropas suficientes no terreno para não nos limitarmos a bombardeamentos aéreos sobre as vilas, provocando a morte de civis, e criando enormes problemas lá." (Se nunca tivessem metido lá o nariz, talvez agora não tivessem de bombardear civis!)

A candidatura republicana optou por uma campanha de ataques a Obama que visa levantar dúvidas quanto à sua capacidade de julgamento, à sua honestidade e aos seus relacionamentos pessoais. A estratégia comporta riscos: pode revelar-se contraproducente e virar-se contra o próprio John McCain. "Este género de campanha (negativa), regra geral, reflecte alguma forma de desespero de um candidato que não acredita mais na sua mensagem positiva", defende Michael Traugott, professor de Ciência Política na Universidade do Michigan. "Pode estimular a base republicana, mas afastará mais os independentes e eleitores indecisos", sublinha Traugott.

Outro professor de Ciência Política, James Gimpel, da Universidade de Maryland, não mostra tantas certezas. "Se McCain tiver a capacidade suficiente de criar dúvidas sobre Obama, ele pode contrariar esta onda (favorável ao senador do Illinois)", disse. Mas "tal não será fácil." "Os responsáveis da campanha de McCain sentiram necessidade de falar de outra coisa que não de economia", disse Eric Davis, professor de Ciência Política em Vermont. "As sondagens que favoreciam McCain caíram mais depressa que os mercados financeiros."

A campanha de Obama já ripostou e lançou um novo site (www.keatingeconomics.com), onde recorda o envolvimento de John McCain num escândalo financeiro que remonta ao final da década de 80. A sondagem diária de hoje da Gallup revela 50 por cento de intenções de voto para Obama e 42 por cento para McCain. A Rasmussen mostra 52 por cento para Obama e 44 por cento para McCain."

Ele é um bom início da solução que todos nós precisamos. Eu voto no Obama, e tu?

Comentários

Sabbah disse…
Obama! Sem qualquer sombra de dúvida!
Mooncry disse…
a ver se a confiança cresce :p
xuack *

Mensagens populares deste blogue

Jornalistas na Guerra

Muito se tem falado das pessoas que saem (ou fogem) do Líbano, mas pouco se fala dos que vão para lá trabalhar. Porque alguém tem de estar no terreno, para contar aos ausentes, o que se passa. Profissionais, uns mais que outros, mas todos louvados pela coragem e sangue-frio que é necessário num cenário de guerra. Julgo que é o limite da carreira de qualquer jornalista, fotógrafo, cameramen.. não há nada mais dificil! Se se conseguir transpor este obstáculo, é possível fazer tudo! Em Setembro de 2000, na Convenção da RTNDA, Christiane Amanpour fez uma brilhante e emotiva defesa do jornalismo. Desse discurso retiro estes parágrafos, para que alguém os entenda, se souber entendê-los: «Disse uma vez a um entrevistador que nunca casaria. E que nunca teria filhos. Quando se tem um filho, disse, temos, pelo menos, a responsabilidade de ficarmos vivos. Isso foi há sete anos. Entretanto, estive casada dois anos e tenho um filho com cinco meses. Mas uma coisa estranha aconteceu, uma coisa que eu...

Love U like in poetry...

«You could swim... like dolphins can swim We can be heroes... just for one day We're nothing, and nothing will help us But we could be safer, just for one day And we kissed as though nothing could fall ... just for one day...!» P.S1.: Perfeito o concerto dos Blind Zero de ontem à noite na Fnac. Se não fossem os "idiotas" que ocupavam o já de si exíguo espaço, apenas para ver nem eles sabiam o quê, beber umas cervejolas e ter atitudes de "portuga à zé camarinha", tudo teria sido mais e mais, ultra e super perfeito. Com uns encontrões e olhares demolidores consegui chegar à frente e aí entendi, que não era a que estava a gostar mais daquele concerto... eram os próprios Blind Zero! É por cada concerto ser um divertimento constante, pelo amor à música e ao grupo que, 13 anos depois, ainda andam por estas andanças. Apesar de, como disse o Miguel, terem a noção de que muitos os consideram como uma banda doentia, até os próprios pais! Mas acredito que cada um tem uma n...

O sonho europeu!

Apesar de não termos vencido o jogo, o sonho continua... estava á espera que o resultado final fosse 0-1 ou 0-2, vantagem para o Barcelona! Mas pelos vistos, o Benfica até que joga bem (lol) ou então é o Barcelona que não joga assim tão bem ;) O que é facto é que não me sentia assim tão stressada desde a final da Taça de Portugal da época passada (mas isso também era por ter uma "certa" sportinguista ao meu lado aos berros... anyway!). Jogaram bem, defenderam bem (tirando algumas falhas do guarda-redes.. ) e o Benfica mostrou que está ao nível das melhores equipas da Europa, se nao do mundo. E, principalmente o Sr. Koeman não conseguiu agoirar (ele disse numa entrevista em Espanha que o Benfica não tinha qualquer oportunidade de vencer o Barcelona... é normalissimo um treinador dizer uma coisa destas antes de um jogo!!!) Só quero que fique uma questao no ar: O que é que o Beto ainda anda a fazer no Benfica??? Alguma alma caridosa que me responda por favor... isto tem me trans...